FITA ISOLANTE tem validade? Isso está deixando os eletricistas INTRIGADOS 🤔

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/8q3A9Od
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/JATo4eS
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Não é novidade pra ninguém, que a maioria dos produtos que consumimos possuem um prazo de validade e respeitar este prazo é uma das coisas que garante nossa segurança.

Agora, será que nas instalações elétricas é diferente André?
Por ser um bem duradouro, os materiais elétricos usados tem prazo de validade?

Posso afirmar que disjuntores, dispositivos DR´s, DPS, e até os cabos elétricos possuem a famosa “Vida útil”, muitas vezes medida pelo número de manobras, ou até mesmo tempo de uso na instalação.

Mas FITA ISOLANTE tem validade? Por ter cola não deveria ser informado a validade? E depois de instalada, qual a média de tempo pode ficar lá?

Esta pergunta veio de um seguidor nosso logo após ele assistir a nosso vídeo. Quase ninguém observa isso na hora de comprar fita isolante.

E esse “detalhe” sobre a validade da fita isolante também passou despercebido por nós nesse vídeo… Mas sinceramente nunca parei pra pensar nisso.

Será mesmo que a FITA ISOLANTE tem validade?

Pronto, depois disso a pulga não ficou apenas atrás da orelha, a pulga estava dando era pirueta na cabeça inteira aí fomos atrás de explicações na internet.

Na NBR 60454-3 que regulamenta a fabricação das fitas isolantes no Brasil, não achamos nada falando sobre validade, vencimento, vida útil ou qualquer outro termo equivalente. Daí fomos consultar no código de defesa do consumidor e olha só o que achamos no artigo 31:

Art. 31. A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.

Opa opa, aí o jogo muda, o CDC neste artigo OBRIGA ao fabricante que ele informe o prazo de validade, nem que seja INDETERMINADO como é na grande maioria dos casos de outros componentes elétricos.

Com essa informação em mãos, fomos atrás então das fichas técnicas das 5 marcas de fitas isolantes mais vendidas do mercado: Tigre, 3M, Foxlux, Alumbra e Prysmian. E olha só:

Nas fichas técnicas das fitas isolantes das marcas Tigre e 3M, existe a informação de que as fitas desses fabricantes têm validade de 2 anos, desde que acomodados corretamente.
Já nas fichas técnicas das fitas isolantes das marcas Amanco, Prysmian e Foxlux, não existe qualquer informação sobre a validade delas.

Ou seja, a 3M e a Tigre, deram a entender que se não usar as fitas deles em até dois anos elas vencem lá na prateleira mesmo, contudo elas não recomendam o uso após esse período. Já as outras três marca não tem informação sobre a validade.

Só que aí levanta mais uma dúvida: Se as fitas não forem usadas em até 2 anos após a fabricação elas vencem. Mas depois de usadas, como fica essa questão da validade?

Compramos todos os modelos de fitas que falamos acima para sabermos se nas embalagens destas fitas isolantes existe alguma informação sobre a validade dela, e olha só, apenas a marca Foxlux informa que a validade da fita dela é por prazo indeterminado.

A fita da Alumbra que compramos tem validade até agosto deste ano. A fita da Tigre está com a validade até novembro deste ano. A fita da 3M esta com validade até julho de 2023 e a fita da Prysmian esta com validade até novembro de 2023.

Ou seja, das 5 fitas que compramos, precisamos usar 2 ainda este ano.

Pronto, com posse destas informações surgiu outra dúvida.
Se as fitas isolantes da TIGRE, 3M, Alumbra e Prysmian tem validade, então preciso voltar à casa de meu cliente de tempos em tempos para substituir a fita de todas as emendas?

Enviamos esta mesma pergunta para o SAC das 5 marcas.
A 3M nos respondeu prontamente o seguinte:
“Se o produto foi aplicado dentro da validade, não é necessário realizar uma nova aplicação, pois o mesmo garante toda a performance de adesão”.

A Foxlux, mesmo constando na embalagem da fita que a validade é indeterminada, foram super educados e também nos responderam. A resposta foi a seguinte: “Se a fita que está usando for da Foxlux a mesma não possui validade, pois na própria fita tem a informação de validade indeterminada”.

Resumindo – FITA ISOLANTE tem validade? A resposta é SIM!