Como instalar VENTILADOR de TETO: Melhor PASSO a PASSO da INTERNET ✅

⚡️ Cadastre-se para a Semana O Novo Eletricista: https://ift.tt/xtcE0XZ
——
⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/8hTrfH6
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/KkCDfZE
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Como instalar VENTILADOR de TETO Melhor PASSO a PASSO da INTERNET

Meu querido, você sabe que o ventilador de teto é uma das formas mais práticas e baratas que temos para lidar com o calor, além de ser mais econômico.
E como vivemos em um país tropical é por estes motivos que ele é muito procurado para ajudar a refrescar os dias mais quentes.
E foi pensando nisso que resolvemos trazer para vocês hoje o melhor passo a passo da INTERNET para que você mesmo possa instalar um ventilador de teto.
Então meu querido, já pegue um refresco na geladeira, se acomode no sofá porque o SUPER FACIL de hoje tá show de bola!

Então turma, para fazer a instalação de um ventilador de teto você vai precisar de:
chaves sextavadas (geralmente serão a de 8mm e a de 11mm). Vai precisar também de 1 alicate (pode ser universal, de corte ou decapador), chave de fenda ou phillips, sonda, conectores ou fita isolante, além de ter disponível um tempo aproximado de 2 horas

Bom turma, e durante este passo a passo daremos dicas valiosas, Charlão foi pra obra instalar um recentemente e gravamos tudo pra mostrar aqui no canal.
Você já sabe mas não custa lembrar: Antes de começar qualquer tarefa envolvendo eletricidade, a primeira coisa que você deve fazer é desligar a energia e verificar se realmente tá tudo desligado, ok?

Bom a PRIMEIRA DICA é: leia o manual do produto. Existem diversas marcas e modelos de ventiladores de teto, e cada um deles possui suas particularidades. Já vi muito instalador que após fazer a instalação do ventilador, deixar um monte de peças sobrando.

Após ler o manual, retire todas as peças de dentro da caixa do produto e vá separando elas pelo chão. Desta forma é muito mais fácil identificar todas as peças. Você também pode separar as peças sobre uma mesa se preferir.

Agora com todas as peças separadas, pegue o motor do ventilador, enrosque o NIPLE fornecido na parte de baixo do motor e fixe este NIPLE com uma arruela e uma porca. Em seguida, insira o plafonier neste niple e o prenda usando também uma arruela e uma porca. Após este procedimento, passe os cabos da lâmpada por dentro do niple. Repare que na parte superior do motor tem uma haste vazada que esta fixada no corpo do motor e será por ela que os cabos da iluminação irá passar, juntamente com os cabos de alimentação do motor. Observe que usamos uma chave de fenda para puxar estes cabos.
Em seguida encaixe a haste de sustentação do ventilador sobre a haste do motor e faça o travamento. Novamente utilizaremos uma chave de fenda para alinhar os cabos no furo lateral da haste. Alguns fabricantes fornecem parafuso e porca para fazer este travamento. No caso do fabricante do ventilador deste vídeo, ele forneceu uma cupilha.

Agora vem a nossa SEGUNDA DICA: após fazer o travamento da haste, você deve colocar o copinho de proteção dos cabos na entrada da haste e também a canopla que fica no teto antes de passar os cabos. Se você passar os cabos primeiro, terá que desfazer tudo, pois as canoplas não passarão.

Após passar os cabos pela haste, você já pode ir montando as pás do ventilador.
“porque não posso montar as pás do ventilador com ele instalado André?” Poder até pode, mas dependendo da altura que este ventilador for instalado, você vai ficar com os braços doendo por causa da posição, então você pode fazer conforme nossa orientação e poupa esforço =).

E por falar em montagem das pás do ventilador, nossa TERCEIRA DICA é sobre elas. Tenha muito cuidado na hora que for encaixar o suporte das pás no motor. No caso do modelo deste video, ele possui uma leve inclinação. Se você inverter o lado de um, vai ocasionar vibração.
Para fixar o suporte no corpo do motor, basta usar um parafuso e uma porca e apertar bem. Para facilitar o seu trabalho nesta hora, você pode utilizar a própria caixa do ventilador para apoiar o ventilador. Assim evita a possibilidade de quebrar uma pá, já que a maioria é feita em madeira, bem como não irá danificar o bocal da lâmpada.

Uma situação que costuma acontecer é o fabricante enviar o suporte que será fixado na caixinha ortogonal do teto menor do que a própria caixinha. Para contornar este “detalhezinho”, a nossa QUARTA DICA é top. Faça um furo para bucha 6 no fundo da caixinha ortogonal do teto onde será instalado o ventilador e instale uma barra roscada. O tamanho da barra vai depender da profundidade da caixinha.