05 SINAIS que nos “OBRIGAM” usar QDC ESPINHA DE PEIXE no lugar do PVC 🐟

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/nrw8xOU
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/PAp1cnE
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

05 SINAIS que nos OBRIGAM usar QDC ESPINHA DE PEIXE no lugar do PVC

Fala, meus queridos, bem vindos a mais um TOP FIVE da Engehall!
Educados respondam:
“Vocês gostam de usar espinha de peixe”

Ué, André, largou a elétrica para falar de pescaria e culinária agora?

Não não, meu querido, o papo de hoje é sobre quadros de distribuição, vulgo os QDCs
Quando é a hora de abandonar os quadros de PVC e usar um quadro metálico?
Como dimensionar um QDC com barramentos verticais, os famosos espinha de peixe?

Meu querido, se você não entende muito bem ainda dos termos falados no início deste vídeo é porque você precisa do nosso treinamento ELETRICISTA PROFISSIONAL, treinamento que deixará você não apenas pronto para atuar como um eletricista, mas atualizado e confiante na atuação como um profissional. Não perca tempo e clique no link da descrição, a cada minuto que passa, você pode estar perdendo serviço para o Zé Faísca, vem se tornar um profissional certificado pela Engehall!

Mas voltando para o nosso tema, destacamos 5 situações nas quais devemos optar pela instalação de um QDC espinha de peixe (barramentos verticais) no lugar do QDC de PVC (barramentos horizontais)?

Vamos lá, então, para a primeira situação:

TOP 1 – O primeiro sinal de que precisamos usar um quadro com barramento espinha de peixe é quando a carga instalada do quadro em questão ultrapassa 100A. Em média os barramentos pente horizontais são de 80A, e a gente até acha de 100A, mas passou disso, não tem mais disponível pra compra. Isso é uma limitação que nos faz optar por QDCs com barramentos verticais. Então anota essa, passou de 100A, já pode começar a pensar nos quadros espinha de peixe.

TOP 2 – O segundo sinal está na quantidade de espaços para disjuntores.
Geralmente, o máximo de espaço disponível para a instalação dos disjuntores monofásicos em um quadro feito em pvc é de 48 chaves. Sendo assim, se precisar usar mais disjuntores, será necessário usar um qdc com barramento espinha de peixe, ou pensar até mesmo num quadro de comando, aqueles com chapas metálicas laranjas, como este que usamos na casa do nosso embaixador de comandos Elifabio Miranda.

Existem até alguns fabricantes que fazem qdc que disponibiliza 54 ou mesmo 64 espaços monofásicos, mas por experiência própria, é bastante complicado de fazer a instalação. Fica tudo muito apertado. Precisou de mais que 48 espaços monofásicos, utilize um quadro do barramento espinha de peixe ou de chapa metálica que fica um serviço muito melhor…

TOP 3 – Já o terceiro sinal é quando você precisa usar um disjuntor caixa moldada como proteção geral de seu quadro. Neste caso, meu querido, dê a preferência novamente pelo modelo vertical, espinha de peixe por um motivo simples. Um disjuntor de caixa moldada não cabe em um QDC de PVC.

E aí meu querido, até aqui tá fazendo sentido nossas dicas?
Calma que tem o top4 e o top5 dicas para te ajudar na escolha do QDC ideal.
Mas antes, dê uma mirada na setinha torta e envie este vídeo pra aquela galera que você sabe que vai gostar de receber uma boa dica de elétrica, ajuda a gente chegar mais rápido que o zé faísca na casa das pessoas, isso é uma ordem em, conto contigo.

TOP 4 – Porque o quarto sinal é na necessidade de uma instalação elétrica aparente.
Hoje está sendo muito comum as demandas de instalações sobrepor, muitas até na pegada mais industrial. Neste caso eu recomendo que você instale um qdc metálico do tipo espinha de peixe, já que são mais resistentes do que a grande maioria dos qdc´s feitos apenas em pvc. Mas atenção: Não confunda quadros de PVC com quadros de plástico ABS. Esses modelos que já usamos, a linha NEOBOX da marca BRUM por exemplo, são muito mais resistente do que um quadro de pvc comum, além de leves e super resistentes ao tempo, são produtos diferenciados do mercado.

TOP 5 – E pra finalizar, o quinto sinal é quando você deseja mais agilidade e podemos dizer até facilidade na montagem de seu qdc.

Afinal alguns modelos de QDC espinha de peixe vem com chapa de montagem. Você pode fazer a instalação da caixa na instalação e fazer a montagem interna no aconchego do seu lar. Depois basta levar o “miolo” do quadro montado e realizar as ligações dos cabos. Essa praticidade, pra mim, é o que mais me agrada. Trabalho tranquilo e com a certeza de que todas as ferramentas e testes necessários estão ao meu alcance. Isso é bom demais!