🤦‍♂️ Eletricista SOZINHO numa OBRA DESSA? Só PODIA SER COISA do CHARLÃO!

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/2SJlDJP
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/34ud5th
——
Fala meus queridos, sejam todos muito bem vindos a mais uma série exclusiva e oficial da Engehall!
Bom, vocês já estão acostumados com nossa série DIRETO DA OBRA com a ENGEHALL, em suas várias temporadas né?
Mas dessa vez a coisa vai ser diferente!
Chegou uma solicitação aqui na empresa para fazermos a parte elétrica para alimentação de novos aparelhos ar condicionados de uma clínica aqui em BH, teria que calcular tudo, passar os cabos e montar até um novo QDC só pra isso, trabalhão!

Como nossa agenda não permitiu, eu acabei passando o serviço pra frente, só que ai o meu querido amigo e companheiro de longas datas Charles Paschoalão, o “Charlão da Engehall”, resolveu pegar essa obra, e o pior, para fazer sozinho

1 – Como foi que ele pegou o serviço
O ar condicionado do consultório 4 pegou fogo, isso mesmo, o Dr. em atendimento no consultório junto ao seu cliente, escutou o relato do paciente, Dr. está com um cheiro de queimado aqui no consultório, quando o Dr. olhou para cima e viu fumaça saindo do ar condicionado, e para piorar, se é que tem como piorar, todos os ar condicionados da clínica estavam ligados em um único circuito, com um único disjuntor bipolar.

Assim dei como exemplo o incêndio do Ninho do Urubu ( CT do Flamengo ) onde chegou a se ter algumas vítimas fatais devido a uma instalação semelhante do circuito dos ar condicionados.

2 – O que ele notou na primeira visita na obra

Achei que seria moleza, passar cabos, fazer infra externa com eletrodutos, mas sempre se tem surpresa, principalmente nos eletrodutos corrugados que estavam na parede e laje, pois teria de ser derivado do QDC 2 para o QDC dos ar condicionados. E sempre pode ocorrer imprevistos, pois a construção não é nova.

Nessa visita de orçamento e listagem de material, verifiquei que os ar condicionados não tinham circuitos exclusivos, logo já fiz meu planejamento para dimensionar o QDC desses ar condicionado bem como os circuitos exclusivos de cada circuito de ar condicionado.

3 – Como foi o planejamento da obra

Na clínica, existia um QDC principal com suas respectivas proteções, onde é derivado para um QDC secundário no corredor de onde foi derivado o circuito para o novo QDC dos ar condicionados.

Fiz um diagrama de como seria derivado os cabos de alimentação entre os QDC, por onde eles iriam passar, as dificuldades de se passar tais cabos. Bem como já fiz um diagrama para me auxiliar na montagem dos dutos e passagem dos cabos.

Na clínica atualmente se tem 05 ar condicionados em funcionamento, porém já deixei o circuito pronto do consultório 3 que ainda não tem ar condicionado.

Cada ar condicionado tem em média 750W, como deixei 06 circuitos montados, daria uma carga de 4500W com tensão de 220V, tendo uma corrente total de 20,45A com disjuntor geral de 32A, onde no eletroduto de 3/4 ao qual passou esse cabo de alimentação.*

4 – Passo a passo da execução do serviço

Abri o QDC secundário, e fui verificar por onde passar os cabos para o novo QDC.
Desmontar as luminárias para passar a sonda, e descobrir onde a sonda saia, pois saia de um cômodo a outro, logo tive de abrir 4 pontos de iluminação para chegar no local que eu queria, se fosse em linha reta daria 5 metros, acabou dando +/- 10 metros.

Cabos passados, hora de montar a infra estrutura de passagem dos cabos saindo do teto para o QDC, bem como a saída do QDC para os eletrodutos de alimentação dos ar condicionados, onde até o circuito do consultório foi usado eletrodutos de 1”, da caixa de passagem do consultório 3 para o consultório 2 e 1 foi usado eletroduto de ¾. Bem como saindo da caixa de passagem do consultório 4 para o pilates foi usado eletrodutos de ¾.

Montado os eletrodutos, hora de passar os cabos de fase ( no caso 2 fases, pois aqui em MG temos 220V Bifásico com duas fases de 127V em cada fase ) para cada circuito, lembrando que o cabo de aterramento foi compartilhado entre os circuitos, pois todos os circuitos tinham cabos de seção de 2,5mm².

Cabos ́ passados e identificados ( com fita isolante ) hora de montar o QDC, com disjuntor geral, DPS para as fases, barramento de terra, pois não temos neutro nesse circuito.
IDR não instalei, pois no QDC principal já tem um IDR de proteção geral do QDC.

QDC montado, hora de testar os circuitos, bem como identificar eles, e colocar etiquetas de advertência e indicação de circuitos.