🛑 O melhor JEITO de instalar INTERRUPTOR DUPLO PARALELO (tree-way)

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ⚡️
——

✋🏻 Para os NÃO INSCRITOS 🔴 “NÃO CLIQUE NO LINK” 🚫: https://ift.tt/2pb2BgS
——

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
https://ift.tt/31jv3dN
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE INTERRUPTORES TRIPLO, THREE WAY E INTERMEDIÁRIO ( FOUR WAY )

O interruptor triplo é instalado em ambientes amplos que precisam de acionamento de lâmpadas em diferentes pontos do lugar.
São muito usados em salas conjugadas (por exemplo, uma de estar e outra de jantar), extremidades de escadas e quartos (como em cabeceiras de camas).

Já o interruptor three way é indicado para ligar lâmpadas, pequenos motores e ventiladores de teto de dois locais diferentes do ambiente. Possui três diferentes pontos de conexão para seus condutores.

Ele permite, por exemplo, ligar a luz numa parede e desliga-la em outro interruptor que está em outra parede.

Interruptores intermediários ou four ways são semelhantes aos three ways, com a diferença que permitem controlar a carga de energia de três ou mais locais diferentes do ambiente.

É bastante utilizado para acionar a iluminação externa de qualquer lugar de sua área e sempre são instalados entre os paralelos.

Interruptor Triplo

Interruptor Three Way
Deve, obrigatoriamente, ter três pinos (interruptor paralelo).

Instalando Dois ou Mais Interruptores em Locais Diferentes para Um Único Ponto de Luz

Não esqueça que eletricidade sem conhecimento especifico é perigoso – e um serviço mal feito, desrespeitando por exemplo as normas das grossuras (bitolas) que os fios devem ter ou a qualidade das conexões que estes fios devem usar para se conetarem, podem provocar um incêndio!

Three-Way (Interruptor Paralelo): O que é? Como funciona?

É muito importante atender a necessidade de controlar uma ou várias lâmpadas situadas no mesmo ponto, de mais de um local diferente. Nestes casos utiliza-se um conjunto de Interruptores Paralelo, conhecido também como “Three Way”. Esse Interruptor além de proporcionar um maior conforto para o usuário, aumenta os aspectos quanto a segurança, devido ao comando da iluminação estar em mais de um ponto. Exemplo: em corredores ou uma escada, é bom que tenha um interruptor em cada uma das extremidades ligados à mesma lâmpada. Isso possibilita uma pessoa acender a lâmpada ao chegar e apagá-la quando atingir a outra extremidade da escada ou corredor.Nas salas, quartos (um de cada lado da cama de casal ajuda no bom relacionamento), corredores, cozinhas, na iluminação externa, etc.

Note que os interruptores sempre seccionam a fase, nunca o neutro, como exigido pela NBR 5410, para impedir choque elétrico nas trocas de lâmpadas com este acionado. Observe a existência do condutor de retorno, assim chamada a fase após ser seccionada .

1) O Condutor Neutro é ligado em um ponto no Receptáculo da luminária;

2) O Condutor Fase deverá ser ligado em um dos Interruptores Paralelos, no pino central. Dos outros dois pinos deste Interruptor, deverão sair 2 condutores de Retorno, até o outro Interruptor Paralelo;

3) Do pino central deste segundo Interruptor Paralelo, sairá outro condutor de retorno, que deverá ser ligado no outro pólo do receptáculo da luminária, completando assim, o circuito elétrico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *