🚿 Como DIMENSIONAR CABOS para LIGAR UM CHUVEIRO ELÉTRICO?🔌

Tabela do Eletricista (Megatron) – https://ift.tt/3ye28cZ

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3uXGuY7
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3yrI2ft
——
Fala meus queridos, tudo massa? Sejam todos muito bem vindos a mais um vídeo da nossa série SUPER FÁCIL aqui da Engehall!

Dimensionamento elétrico… Além de ser o terror para muitos “E-LE-TRE-CIS-TAS”, é uma das duvidas de vários inscritos aqui do canal.

Sendo assim, no vídeo de hoje, com o oferecimento da nossa parceira Megatron Fios e Cabos, ensinaremos o passo a passo para que qualquer pessoa aprenda a fazer o dimensionamento elétrico de uma residência de um jeito SUPER FÁCIL, bora pra aula?

Então turma, o negócio é o seguinte… aquelas famosas tabelinhas de bolso para dimensionar cabos elétricos são uma mão na roda né. Inclusive fiquem firmes aí porque no fim da aula tenho uma surpresa pra vocês, afinal hoje vamos entender um pouco mais a fundo como dimensionar um circuito para alimentar um chuveiro elétrico, mais uma vez passo a passo é claro!

Primeiro, precisamos saber qual a seção mínima que a NBR 5410 recomenda para cabos elétricos. Para isso vamos consultar a tabela 47 da norma e ver o que ela diz:

Para circuitos de iluminação, a seção mínima dos cabos é de 1,5mm2
Já para os circuitos de força (ou circuito de tomadas), a seção mínima dos cabos é de 2,5mm2

“Então ficou fácil Andre, uso cabo de 1,5mm2 para iluminação e de 2,5mm2 para o restante, certo?”. Errado meu amigo. É neste ponto que muita gente erra…

Não é porque a norma recomenda uma seção mínima para um circuito, que ela seja a seção ideal para este circuito. Vou dar um exemplo:

Para saber qual cabo usar, precisamos antes de qualquer coisa saber qual a carga que aquele circuito possui, olha só:

1º Passo: Descobrir a corrente
Um chuveiro com potência de 5500W ligado em uma rede monofásica de 127V, vai consumir uma corrente média de 43A. Então eu já tenho a corrente do circuito e pensando a grosso modo acho que o cabo 6mm² aguentaria este chuveiro não? Calma, olha só:

2º Passo: Definir qual cabo usar
O próximo passo então é escolher qual a isolação do cabo que eu vou utilizar.
Será cabo com isolação comum 750V? Ou será um com isolação de 1kV?
Geralmente para instalações internas nós utilizamos cabos com isolação de PVC (750V).
Já para instalações externas, ou subterrâneas, por exemplo, usamos cabos de HEPR ou XLPE (0,6/1kV) pois este cabo possui dupla isolação. Para nosso chuveiro então vamos supor que está dentro do imóvel, ou seja é interno.

3º Passo: Escolher a secção nominal do cabo
Definida a isolação do cabo, neste caso 750V, iremos na tabela 36 da NBR 5410 e consultaremos a seção do cabo que suporta os 43A, de acordo com cada método de instalação e quantidade de condutores carregados.

Mas aí uma pausa, vamos entender o que é método de instalação e o que é a quantidade de condutores carregados.
Os métodos de instalação são basicamente onde estes cabos serão instalados. Se serão embutidos ou aparentes e também dentro de qual tipo de estrutura estão esses cabos. Na tabela 33 da norma tem todos esses métodos. No nosso caso serão cabos embutidos na alvenaria, o método de referência escolhido por nós será o B1.

Já o número de condutores carregados, significa a quantidade de cabos com circulação de corrente que tem naquele circuito. Por exemplo: Se temos um circuito 127V com fase e neutro, temos 2 condutores carregados. Se temos um circuito 220V com duas fases apenas, novamente temos 2 condutores carregados. Se temos um circuito 220V com duas fases mais neutro, aí temos 3 condutores carregados. O cabo de aterramento não tem circulação de corrente, então ele não conta como condutor carregado.

Pensando novamente no nosso chuveiro temos apenas fase, neutro e terra, no caso então temos apenas 2 condutores carregados. Agora sim indo para a tabela 36, sobre condutores de PVC. Notem que a temperatura de referencia no ambiente é 30 graus, vejam logo abaixo que para o método de instalação B1, com 2 condutores carregados, a corrente máxima que um cabo de 6,0mm2 suporta é de 41 A, logo não irá nos atender. Passamos então para o cabo de 10,0mm2. Reparem que ele suporta 57A, então será o cabo que iremos escolher para atender a nosso exemplo.