😱 Ele usou CABO de SOM/ Áudio na INSTALAÇÃO ELÉTRICA da CASA?

👉 Grupo VIP projetos: https://ift.tt/3zyBnQ0

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3C8NyWb
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3ffA4Oq
——
Fala meus queridos, tudo massa?
Bem vindos a mais um vídeo de nossa série MDC – A Máquina Destruidora de Componentes aqui da Engehall.

Bom como sabem, nesta semana estamos realizando uma série de testes em nossa MDC. Já testamos o cabo de uma extensão elétrica dessas baratinhas compradas em supermercado, testamos uma instalação elétrica mal dimensionada e testamos um adaptador de 20A para 10A.

Você não viu estes testes, meu querido? Fique tranquilo, que no final tenho uma dica para você.
Porque o teste de hoje veio devido a uma pergunta de uma aluna do curso Viver de Projetos Camila Bonfim. Veja a pergunta dela:

“André, meu tio tem uma eletrônica e está construindo, só que ele está instalando aqueles cabos paralelos de som no lugar de cabo elétrico. Perguntei a ele se isso estava certo e ele me respondeu que os cabos tem a mesma seção dos cabos elétricos de 1,5mm2. Existe problema em fazer este tipo de ligação?”

E aí, na sua opinião pode ou não?

Então turma, eu tenho certeza de que muitos de vocês já se depararam com esta situação que a Camila nos contou, de cabo de som sendo utilizado como cabo de energia em alguma instalação, estou certo?

Mas será que podemos utilizar este tipo de cabo em instalações elétricas?
E mais uma vez, para nos ajudar a tirar mais esta dúvida, vamos usar nossa MDC.
E como faremos este teste?

1 – Vamos comparar o cabo de áudio cristal de 1,5mm² e um cabo flexível de cobre também de 1,5mm², esse amarelo aqui é o apropriado para instalações elétricas.
2 – Em seguida, vamos ligar os cabos de áudio e elétrico em série, garantindo assim que teremos uma mesma corrente percorrendo os 2 cabos. E para unir estes dois cabos, utilizaremos um disjuntor NEMA de 40A, apenas de forma ilustrativa para simular uma possível conexão e mal dimensionada conforme o primeiro vídeo desta semana
3 – Por fim iremos simular uma sobrecarga elétrica nestes cabos, aplicando uma corrente acima do que os cabos suportam ate que o disjuntor desarme ou até um dos cabos ficar danificado.

Vale lembrar que conforme o primeiro teste da semana o disjuntor nema provavelmente não irá atuar com uma corrente acima do que ele foi projetado, então devido ao mal dimensionamento e a sobrecarga, alguma coisa já podemos esperar deste teste né!

Sendo assim, iniciamos nosso teste colocando pouco mais de 50A em nossa ligação. Não deu nem tempo de verificar a temperatura inicial do teste, pois, em apenas 20 segundos, o cabo de áudio do teste começou a soltar fumaça, Neste momento a temperatura neste cabo já estava em torno de 140 graus.

Pouco tempo depois a corrente estava 40A devido ao aumento da temperatura do cabo, elevamos novamente a corrente, só que desta vez para 50A no intuito ou do disjuntor desarmar ou do cabo romper. Neste momento a temperatura neste cabo já passava dos 230 graus, e o disjuntor “nem aí”, como se nada estivesse acontecendo. E após 6 minutos de teste, com uma temperatura próxima de 270 graus, como o disjuntor não havia desarmado e nem o cabo havia se rompido, finalizamos nosso teste. desligando a MDC.

E este é o resultado final do nosso teste. Reparem que o cabo amarelo de PVC apropriado para ser utilizado em instalações elétricas não sofreu danos em seu isolamento, apesar da sobrecarga elétrica que ele sofreu. Já o cabo cristal de áudio, vejam só, derreteu completamente a sua isolação, não chegou a pegar fogo, nem se romper, mas comparado com o outro condutor também de 1,5mm² ele se deteriorou bastante devido a sobrecarga.

Bom, antes de fazer minhas considerações, responda aí pra gente o que você está achando desta semana de testes? Deixe sua opinião aqui embaixo nos comentários.
Aproveite e compartilhe este vídeo com aquele seu amigo ou até mesmo aquele seu cliente que pensa que cabo é tudo igual. Basta clicar nesta setinha aqui em cima e enviar até mesmo no whatsapp deles, nos ajude a divulgar estes experimentos.

Enfim, vamos às considerações: Confesso que fiquei surpreso sim. Imaginava que a isolação do cabo de áudio fosse pegar fogo, mas não foi o que aconteceu. Mas isso significa que podemos utilizar este cabo em residência? CLARO QUE NÃO, porque ele não foi fabricado para isso!