😨 Nunca IMAGINAMOS fazer um ATERRAMENTO para ISSO!

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ⚡️
——

✋🏻 Para os NÃO INSCRITOS 🔴 “NÃO CLIQUE NO LINK” 🚫: https://ift.tt/2pb2BgS
——

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
https://ift.tt/31jv3dN
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——

Recebemos o projeto elaborado por outra empresa, para aterrar essa balança rodoviária. Ela tem 21 metros de comprimento por 3,20 metros de largura. Conforme o projeto serão necessárias 14 hastes de cobre 5/8 ou também chamadas de 15mm espaçadas com 2,4 metros de comprimento, o que nos obriga instalá-las a 2,4 metros de distância umas das outras. Serão 7 hastes de um lado e 7 hastes do outro interligadas por um cabo que passa por um dos lados da balança, e faremos um aterramento tipo TT, no qual é exclusivo para essa balança.

Conforme também exigido no projeto pessoal, vamos usar cabo semi rígido de cobre nu de 25mm² e também conforme o projeto a conexão do cabo na haste deverá ser feita com conectores grampo tipo u, e uma coisa muito importante. O projetista exigiu uma resistência de aterramento abaixo de 7 ohms, será que conseguimos?

Primeiro o Brener usa uma cavadeira boca de lobo para abrir os buracos onde vão ficar as hastes dentro das caixas de inspeção. Em média afundamos 40 centímetros pra dentro da terra para conseguir facear a tampa da caixa com o solo. E na mão dele está a caixa de inspeção que iremos usar, ela é de pvc e possui o fundo vazado, pois é ali que entra a haste.

Hora então de fincar a primeira haste. Segundo o Brener ele molhou bastante a terra, porém esse local era uma antiga pista de pouso de aviões particulares, então a terra foi compactada a um tempo atrás. Veja que ele até tenta fincar a haste na mão mesmo, porém ao passo que ela foi afundando, deu na parte compactada e acabou não sendo possível colocar os 2 metros e 40 pra dentro da terra na mão.

Como eles não levaram o martelete para essa obra, o jeito foi ir na marreta mesmo. Inicialmente eles colocaram uma madeira para proteger a haste do impacto com a marreta, deram algumas marretadas, mas acabaram desistindo e batendo a marreta direto na cabeça da haste mesmo.

Do outro lado da balança já temos as valas prontas e até outra haste fincada também. O cabo vai fazer uma curva aqui e vai entrar por baixo desse alicerce aí no qual já deixaram uma tubulação de espera para conectar o cabo as hastes do outro lado.

Chegou a hora então de fazer a conexão do cabo nu nas hastes de aterramento. Primeiro passamos o cabo no furo feito na caixa de inspeção. Aqui já colocamos o conector grampo tipo u no cabo de uma vez também. Em seguida o Brener entorta um pouco o condutor nu para ele entrar por cima do conector e sair por baixo.

Primeiro ele precisa calibrar nosso terrômetro, para isso ele junta todas as pontas e curto circuita elas ligando o equipamento e apertando o botão de teste. Nesse caso aí deu zero de cara, não precisou regular, agora sim bora pro primeiro teste.

Esticamos o cabos vermelho e amarelo do terrômetro e fincamos as hastes de teste no alinhamento da haste que iremos medir, o brener até bateu com uma marreta minha haste de teste e quando vi isso dei uma bronca nele aqui porque assim ele quebra minhas pernas kkk mas enfim, colocou no chão e conectou o cabo amarelo, a mesma coisa ele fez com o cabo de teste vermelho, esticando o cabo ao máximo de distância.

Como podem ver o cabo verde está conectado na haste que iremos medir, ela está interligada a mais 3, somando então 4 hastes até o momento conectadas. Ligamos o terrômetro na escala de 200 ohms e apertamos o botão de teste, olha que maravilha, de cara descobrimos uma resistência de 20,4 ohms somente com 4 hastes interligadas, se colocarmos então as 14 hastes vamos conseguir abaixo dos 7 ohms solicitados..

Bom aqui estamos com 7 hastes conectadas de um lado interligadas com olha só, mais outras 7 do outro lado da balança, aí sim, agora tá tudo conforme o projeto, vamos realizar os testes para conferir se a resistência vai bater com o solicitado por eles. E para a validação final olha só, colocamos na escala de 20 ohms e apertamos o teste, o resultado encontrado é 5,39 ohms, muito bom resultado abaixo do esperado pelo projeto.