😉 03 DICAS para INSTALAR TOMADA DUPLA na CANALETA

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ⚡️
——

✋🏻 Para os NÃO INSCRITOS 🔴 “NÃO CLIQUE NO LINK” 🚫: https://ift.tt/2pb2BgS
——

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
https://ift.tt/31jv3dN
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——

Pegamos um serviço simples para instalar três tomadas duplas sobrepor usando canaletas. Com isso será necessário então 6 módulos de tomadas três pinos de 10A e mais três caixas sobrepor sistema x para canaleta com dois módulos.

A 1ª dica então é cortar pedaços de 10cm dos cabos 2,5mm² nas cores preta, azul e verde e decapar as pontas desses cabos. Em seguida vamos crimpar as pontas de cada cabo desse usando terminais tubulares. Colocamos esses terminais apenas nas pontas que irão conectar dentro dos bornes das tomadas pessoal, isso evita um futuro mau contato, porque ajuda no aperto do cabo na tomada, conectar só o cabo flexivel aí sem terminal não é recomendado. Repetimos o processo para todos os cabos.

Feito a crimpagem dos terminais a 2ª dica é prestar atenção na hora de conectar os cabos nos bornes. Primeiro abrimos todos os três bornes da tomada. Depois encaixamos primeiro o cabo de neutro no borne que vem escrito a letra N. Toda tomada tem um N escrito, ali deve entrar o neutro para manter o padrão.

No nosso curso de eletricista profissional muitos alunos relatam que essa dica de começar sempre pelo borne de neutro evita erros na obra. Em seguida encaixamos no borne da outra lateral o cabo preto, ele será o cabo de fase da nossa tomada. E por fim no borne do meio encaixamos o cabo verde de aterramento, pronto temos um módulo pronto, basta repetir o processo para os outros.

Os dois módulos prontos já e conferido o aperto, nenhum cabo soltando do borne, agora sim é a hora de encaixar os módulos separados dentro do suporte. Acho essa linha de tomadas sobrepor muito boa, a gente monta tudo separado e só depois de parafusar na parede e ajustar tudo que a gente coloca a tampa dela, que inclusive cobre toda a tomada.

Mas aí entra a 3ª dica, como sempre usamos conector wago para fazer as emendas, não fazemos nada com fita isolante. Esse conector aí tem três vias, a gente começa então a emendar os cabos de aterramento, coloca um cabo no primeiro borne do conector e fecha a alavanca. O outro cabo verde da outra tomada conectamos no segundo borne e também fechamos a alavanca, daí sobra o terceiro borne para conectar o cabo de aterramento que vem da rede. Repetimos o processo para os dois cabos pretos de fase, e por fim para os outros dois cabos azuis de neutro, fica assim nossa tomada, pronta para receber os cabos de alimentação da rede.