🔧 Como Montar QUADRO ELÉTRICO para AR CONDICIONADO Passo a Passo

👉 Link do curso: https://ift.tt/2Q2Xlqh
——

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ⚡️
——

✋🏻 Para os NÃO INSCRITOS 🔴 “NÃO CLIQUE NO LINK” 🚫: https://ift.tt/2pb2BgS
——

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
https://ift.tt/31jv3dN
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——

Optamos então por usar um quadro de distribuição de 12 chaves da linha kaedra da Schneider. Aqui estão os três disjuntores bipolares de 16A dos circuitos de ar condicionado, ao lado o disjuntor geral de 40A e mais dois DPS de 230V e 40kA. Agora aqui está o segredo, vamos usar dois conectores wago para cabos 6mm com 5 vias que aguenta 41A para substituir o barramento de terra.

Em seguida temos os uniduts cônicos para entrar com os eletrodutos aparentes no quadro, também temos os terminais tubulares para cabo 6mm, os terminais pino curto conhecido por alguns como conector genérico, isoladores de barramento que acabamos não usando, e por fim o barramento bifásico para distribuir a alimentação nos disjuntores.

O primeiro passo será então furar o quadro na parte superior dele para entrar com os uniduts cônicos que vão receber os eletrodutos galvanizados.

Notem que aqui em cima já vem um gabarito nas medidas certas, no caso apenas o furo central é de 32mm aos lados dele são de 25mm e vai diminuindo. Vamos fazer 3 furos, o do meio será a chegada dos cabos de alimentação, de um lado sai a infra para duas máquinas e do outro lado sai a infra para outra máquina. Estamos usando uma broca escalonada para fazer a furação, se você não tiver essa broca, com um estilete ou canivete consegue abrir o furo também devido a marcação guia existente. Como o furo central é maior, usamos uma redução de rosca de 32 para 25, afinal todos os eletrodutos nossos serão de 25mm, já nos outros furos vamos usar os uniduts direto mesmo, basta enroscar bem que ele trava e já faz a vedação junto ao quadro, se quiser usar um silicone ou borracha aqui é uma boa prática também.

Hora de encaixar os componentes de proteção. Começamos com os dois DPS, vale lembrar que não teremos neutro nesse quadro, então vamos usar apenas dois DPS para as fases, embaixo do DPS tem uma trava que a gente aperta para fixá-lo. Aqui estão os conectores Wago já no suporte para trilho DIN, vamos encaixar esse suporte ao lado dos DPS, o processo é o mesmo é só apertar que ele trava aqui. Aqui está nosso disjuntor geral de 40A, ao lado o disjuntor do ar condicionado 1, em seguida o outro disjuntor do ar condicionado 2, e por fim mais um para o ar condicionado 3, ambos são disjuntores bipolares de 16A. O barramento pente também é bipolar e iremos cortar rente ao último disjuntor.

Hora de colocar o barramento. Dentro da capa do barramento existem duas barras, uma pra cada fase, e entre elas tem uma isolação, isso explica porque uma fase não entra em curto com a outra. A gente insere o barramento na parte superior dos disjuntores e aperta. A energia vai chegar por baixo do disjuntor geral, passar por ele, sair por cima e alimentar os disjuntores dos circuitos e também vai derivar para o DPS. Como o DPS é maior que os disjuntores a gente vai usar dois terminais genéricos sobre o disjuntor geral, por cima do barramento e vamos derivar os cabos de alimentação para os DPS, simples assim.

E aqui estão os jumpers de cabo 6 que fizemos com conectores genéricos e terminal tubular. O conector vai por cima do barramento e entra no mesmo borne, o lado do terminal tubular vai no DPS. Usamos um cabo preto para uma fase e um vermelho para a outra fase. Conferimos o aperto de todos os bornes e pronto, tá montado nosso quadro, está pronto para ir pra obra. Por fim encaixamos a tampa sobre os disjuntores, vale lembrar que essa tampa possui borrachas de vedação tanto no encaixe quanto na tampa verde de acrílico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *