🔌 Usar CABO 4mm² em TOMADA 20A é ERRADO? Então PORQUE entra COM tanta DIFICULDADE?

Link para entrar no grupo de whatsapp: https://ift.tt/2WJSVL2

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3h1aSMe
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3te1J81
——

Vamos supor que não tenha circuito agrupado e que esta tomada esteja a 20m do QDC. A norma orienta em seu item 6.2.7.2 que em nenhum caso a queda de tensão nos circuitos terminais pode ser superior a 4%. Então, fazendo os cálculos, temos que o cabo necessário para atender a esta situação seria de 2,71mm². Como não existe esta bitola de cabo, o cabo necessário deverá ser de 4,0mm².
Se ficou curioso de como eu cheguei neste resultado, vou deixar como sugestão de vídeo para você assistir ao final, deixo o link do vídeo onde o André ensina a fazer este cálculo

Então, como vimos, o uso de cabos de 4,0mm² em tomadas de 20A não é errado. Então qual o motivo dos fabricantes dificultarem esta instalação?

Então deve ser para segurança do usuário. Eu acredito que seja justam ente para isso. O cabo de 4,0mm² chega a suportar 32A dependendo do método de instalação. Imagina esta corrente na tomada que suporta 20A, com o tempo ela pode não apenas derreter, mas também pode causar um incêndio.

Mas, apesar da dificuldade para instalar cabo de 4,0mm², existe uma maneira de deixar mais fácil, com o uso d e terminais do tipo agulha ou terminais tubulares. Além de deixar a instalação segura, deixam ela com um bom acabamento. Perfeita tecnicamente e esteticamente.

Vocês também tinham essa dúvida? Nós conseguimos tirá-la? Escreva “Não Alessandro, eu já sabia de todos esses detalhes”, ou “Sim Alessandro, a Engehall me tirou mais essa dúvida!”
E para você que já sabia, compartilhe conosco também sua experiência neste tipo de instalação.

Aproveita que você já vai nos comentários e procura o link escrito “GRUPO VIP EP”
Este grupo de Whatsapp vai servir para avisar aos alunos interessados no curso de Eletricista Profissional aqui da Engehall sobre a oferta especial que iremos abrir. Se você já é aluno desse curso, não precisa entrar no grupo combinado? O grupo fica silenciado, você pode entrar nele e não será incomodado por ninguém, vai servir apenas para aviso de todas essas novidades combinado?

Não esqueça, procure o link “grupo vip EP” na descrição e venha se tornar um profissional confiante e seguro.

Ao lado, deixamos mais sugestões de vídeos aqui da Engehall, inclusive sobre a queda de tensão. Fique à vontade para começar sua maratona de conhecimento elétrico. Aproveite que é gratuito!