🔌 Qual o MELHOR CABO para LIGAR INTERFONE? 🤔

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3rnZDSc
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/2Uqf54m
——
Já faz um tempo que o interfone deixou de ser luxo, e se tornou uma peça barata e essencial, seja para segurança ou até mesmo pela praticidade de abrir um portão remotamente!

E como é um equipamento de baixo custo e alto valor agregado, muitas pessoas passaram a buscar profissionais capacitados para realizar a instalação deste equipamento eletrônico.

Mas aí que tá o detalhe: Qual o melhor cabo para ligar interfone?
Será o cabo CCI usado para telefonia?
Será o cabo LAN usado para rede de dados?
Ou tenho que usar condutores de cobre de 1 ou 1,5mm²?

Pensando em resolver essa dúvida, fizemos então o SUPER FÁCIL de hoje, explicando em detalhes essa questão, para te ajudar a escolher o cabo certo antes de instalar um interfone!

Se esse assunto te interessou, confere se você está inscrito aqui no canal, ativa também o sininho das notificações e deixa um like antes de ir embora, porque o vídeo de hoje, está show de bola!

Referente ao assunto, qual o melhor cabo para instalar um interfone, tenho duas recomendações iniciais:

1 – A primeira coisa a se fazer é verificar o que o fabricante do interfone recomenda em seu manual, vou mostrar aqui dois manuais de fabricantes conhecidos!

A Intelbras faz a seguinte recomendação de cabos em seu manual:
Para distâncias de até 30 metros, ela sugere a bitola mínima de 0,4 mm2 e sugere o uso de cabo CCI 40 para este tipo de ligação. (Para quem não sabe, CCI é aquele cabinho cinza utilizado em telefones)
Para distâncias de até 50 metros, ela sugere o uso de cabo UTP cat 5 (Cabo UTP é conhecido também como cabo Lan, ou cabo de rede, neste exemplo ele possui secção minima nominal de 0,5mm²)
Para distâncias de até 100 metros, aí ela já sugere o uso de cabos de cobre de no mínimo 1mm², e para distâncias de até 300 metros, sugere o uso de condutores de 1,5mm²

Ela também orienta que não seja utilizado cabo com bitola superior a 1,5 mm2 junto aos conectores do produto.

E também traz mais um trecho dizendo que para a alimentação fechadura, ela orienta que seja utilizado cabo de 1,5mm2 para qualquer distância

Bom então, já temos uma noção de dimensionamento por aí.
Deu pra perceber que ao passo que for aumentando a distância, logicamente tem que aumentar a secção nominal do cabo, mas será que isso vale para todas as marcas?
Vamos dar uma analisada no que a HDL que é da Legrand, fala em seu manual.

A marca HDL faz a seguinte recomendação de cabos em seu manual:

Distância de até 100 metros, use cabos 0,5 mm2
Distância de até 200 metros, use cabos 1,0 mm2
Distância de até 500 metros, use cabos 1,5 mm2

E ela também recomenda que para a alimentação da fechadura nos bornes F e F, seja utilizado cabo de 1,5mm² só que limitado a 50 metros.

E pela minha experiência, passou de 50 metros será necessário uma fonte de 12V exclusiva para alimentar a fechadura, porque a queda de tensão é muito grande no trecho, e quando o cliente aperta o botão para abrir a fechadura não vai conseguir acionar o comando devido a distância, isso já aconteceu comigo em um condomínio pequeno que a última casa estava a mais de 200 metros da portaria.

Enfim, até agora deu pra ver a importância de consultar o manual né? Cada fabricante irá determinar qual o melhor cabo a ser utilizado para cada tipo de instalação, é só você ler o manual e planejar antes de sair instalando qualquer coisa por aí beleza?