🔌 Fizemos o “ATERRAMENTO PERFEITO” na casa da ROÇA!

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ⚡️
——

🔴 Entre em nosso TELEGRAM e seja notificado sempre que sair novos vídeos:
https://ift.tt/2SOVwyy
——

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

👉 Conheça o Curso Energia Solar Lucrativa:
https://ift.tt/2zHSPIT
——

👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
https://ift.tt/31jv3dN
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——

O aterramento elétrico ou “Aterramento” começou originalmente como uma medida de segurança usada para ajudar a impedir que pessoas entrem acidentalmente em contato com a eletricidade causando desde pequenos acidentes á danos irreparáveis no corpo, e num caso mais extremo a morte. Embora o aterramento elétrico possa ter sido originalmente considerado apenas como uma medida de segurança, o aterramento elétrico tornou-se uma parte essencial da eletricidade diária.

Devido à grande quantidade de aparelhos eletroeletrônicos como computadores, televisões, fornos de microondas, lâmpadas fluorescentes e muitos outros dispositivos elétricos gerarem muitos “ruído elétrico” que pode danificar o próprio equipamento e fazer com que ele funcione com menos eficiência.

O aterramento adequado pode não apenas remover esse “ruído” indesejado, mas pode até mesmo fazer com que os dispositivos de proteção contra surtos funcionem melhor.

Antes de iniciar o procedimento, você deve estar atento as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e nas Normas Brasileiras Regulamentadores (NBR).

Dentre várias normas, atente-se as especificações da NBR 5410 – Instalações Elétricas em Baixa Tensão. Na seguinte subseção, 6.3.3.1, você pode encontrar os possíveis sistemas de aterramentos que podem ser feitos. Qual aterramento a ser utilizado, depende do tipo de serviço.

Ao instalar um aterramento a um aparelho específico, geralmente o próprio fabricante já especifica qual tipo de sistema de aterramento utilizar.

Quando não for especificado, opte por utilizar o sistema TT sempre que possível. Caso não seja tente o sistema TN-S e, em último caso, o sistema TNC.

Alguns cálculos, como o de dimensionamento de um aterramento, muitas vezes são considerados um assunto para ser resolvidos por um engenheiros eletricista. Fatores como quantidade de hastes, valor da resistividade do solo influenciam o valor da resistência na hora do aterramento elétrico.

Aqui vão algumas dicas, mas caso ainda haja dúvidas, procure um engenheiro da área para estar solucionando e, quando necessário, estar fazendo um projeto para você apenas executar. Neste projeto o engenheiro lhe dará onde instalar as hastes, a distância, a quantidade e a lista de material.