🔌 Como ligar 3 Painéis Fotovoltaico em Paralelo ☀️

👉 https://ift.tt/3ijy4qb

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3yojpQ4
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3CiRu6P
——
Hoje você vai aprender a ligar 3 ou mais painéis fotovoltaicos em paralelo. Sabe aquela dúvida que bate na hora de fazer as ligações dos painéis? Esquece ela que é hoje que você aprende a ligá-los como um verdadeiro profissional e sem gambiarras.

Pessoal, aproveitando que estamos falando de ligações em paralelo, vamos relembrar os conceitos do que é uma ligação em paralelo. Uma ligação paralela é um tipo de ligação onde o positivo do painel é ligado com o positivo do painel ao lado e da mesma forma o negativo é ligado com o negativo do painel ao lado e assim sucessivamente.

Acompanha aqui comigo a ligação. Aqui vocês estão vendo a parte debaixo do painel. O conector macho é esse que tem uma ponta mais fina, vamos dizer assim, e o conector fêmea é o mais grosso. Na hora da ligação, o conector se encaixa no conector fêmea.

Então, voltando a ligação em paralelo, precisamos agrupar os dois conectores machos e os dois conectores fêmeas, pois ligamos positivo com positivo e negativo com negativo, até aqui tudo bem?

A grande questão é que, como vocês podem observar, nós não conseguimos ligar diretamente dois conectores machos e nem dois conectores fêmeas diretamente, pois, simplesmente, não encaixa, por isso no caso das ligações em paralelo vamos precisar de um conector especial para conseguir fazer essa ligação. Esse conector pode ser ser do tipo Y ou desse outro modelo que vou mostrar aqui.
Como vocês podem observar, eles possuem duas entradas e uma saída.
Observe nesta imagem como fica a ligação. Com esse conector eu consigo agora, de fato, fazer a ligação dos painéis em paralelo.
Lembrando, pessoal, que quando eu ligo dois painéis em paralelo antes da ligação, eu tenho duas pontas positivas e duas pontas negativas e, ao final da ligação, eu vou ter somente um par de pontas, uma positiva e uma negativa, que é o resultado da ligação em paralelo. Entendido? Calma que eu já vou chegar na parte de como ligar 3 ou mais painéis em paralelos.

Antes de continuarmos, eu quero perguntar uma coisa. Qual é a tensão e corrente que eu vou ter na ponta que sobrou? Para responder essa pergunta, precisamos recorrer ao conceito da ligação em paralelo. O resultado de uma ligação em paralelo é a soma das correntes elétricas dos painéis e no caso a tensão ela se mantém.

Acompanha aqui comigo para entender melhor. Se meu painel, quando está lá no sol, gera uma tensão de 50V e uma corrente de 10A, quando eu ligar dois painéis desse em paralelo, eu vou ter quais valores nesse cabo que sobrou? Isso mesmo: 50V, pois a tensão se mantém e a corrente se soma, totalizando 20A. Na prática, para facilitar o entendimento, depois da ligação é como se nós tivéssemos um painel só que gera 50V e 20A. Entendido?

Então, agora que entendemos isso, vamos à pergunta. Como eu faço para ligar 3 painéis em paralelo?

Você tem duas formas, ou você usa um conector igual ao que eu mostrei anteriormente, porém com 3 entradas e uma saída, e faz a ligação. O problema desses conectores é que eles são um pouco caros, na ordem ali de uns 100 reais cada e são difíceis de encontrar. E você também fica limitado a sempre que precisar ligar os painéis ter um conector compatível com o número de painéis que você vai ligar em paralelo. Por exemplo, quero ligar 5 painéis em paralelo, você vai precisar de um conector de 5 entradas e uma saída, e por aí vai.
Então existe uma outra forma de fazer a ligação em paralelo, onde você sempre vai usar conectores de 2 entradas e 1 saída independente do número de painéis que você deseja ligar em paralelo. Claro que você tem que respeitar a corrente máxima que o conector aguenta e dimensionar o cabo do seu sistema para a corrente do circuito.

Vamos ver aqui agora como ficaria essa ligação.
Você vai precisar de um conector de duas entradas e uma saída e de uma extensão onde temos um conector macho e um conector fêmea na ponta.

Então ligamos o primeiro painel na extensão e no segundo painel ligamos o conector de duas entradas e uma saída, até aqui vamos ter ligado dois painéis em paralelo como já vimos. E, a partir de agora, para ligar outros painéis é só repetir o processo. Ligamos as duas pontas que sobraram da ligação em paralelo que fizemos anteriormente em uma das entradas dos conectores de 2 entradas e uma saída.