📈 Painel solar SUPORTA chuva de GRANIZO?

👉 Saiba mais sobre o Curso “Energia Solar Lucrativa”: https://ift.tt/2vhDwDS
——

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ⚡️
——

✋🏻 Para os NÃO INSCRITOS 🔴 “NÃO CLIQUE NO LINK” 🚫: https://ift.tt/2pb2BgS
——

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
https://ift.tt/31jv3dN
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——

Os painéis fotovoltaicos é uma das tecnologias mais duráveis que existem quando estamos
falando de geração de energia. Para vocês terem uma ideia temos sistemas fotovoltaicos que estão em operação desde a década de 70, e por incrível que pareça ainda estão gerando
energia até os dias de hoje.

É uma dúvida comum que a maioria dos nossos clientes possuem é se esses painéis são
resistentes a condições de clima extrema. Como uma forte chuva de granizo por exemplo. Pois se estamos falando de um equipamento que possui uma vida útil maior que 25 anos, é claro que nesse ele passará por condições climáticas extremas.

Para vocês terem ideia o quanto esse assunto é importante, existe uma norma internacional a IEC 61215 que trata desse assunto. Essa norma estabelece testes que vão desde testes de
desempenho e durabilidade até mesmo testes relacionado a segurança, fazendo assim com
que os módulos fotovoltaicos que passem por essa qualificação, atendam as condições
mínimas que um painel fotovoltaico deve ter para ser comercializado.

Vamos falar hoje, mais precisamente, do teste de resistência contra o Granizo que os painéis
com a certificação IEC 61215 passam. Os módulos fotovoltaicos possuem vidro temperado de 3.2mm de espessura, justamente para proteger as células fotovoltaicas, que são muito sensíveis, a condições climáticas extremas.

Esse teste serve para verificar a resistência do painel solar ao Granizo. Os testes são feitos da seguinte maneira. Existem um equipamento como se fosse uma pistola que é chamado de lançador. Esse lançador impulsiona várias bolas de gelo de diferentes pesos e velocidades de modo a atingir o painel solar em 11 locais específico.

O maior granizo que é lançado ao decorrer do teste é de 75mm de diâmetro, com um peso de aproximado de 200g e ele é lançado a uma velocidade de aproximadamente 145km/h no vidro do painel solar. Após esses lançamentos é feito uma inspeção para verificar se o vidro do painel sofreu algum dano, e é claro que para ele passar no teste os vidros devem se manter intactos.

Então como vocês podem perceber os módulos fotovoltaicos são fabricados para resistirem a condições extremas, porém não podemos afirmar que os módulos vão resistir a todo tipo de chuva que vier a cair sobre eles, por um único motivo, nós não conseguirmos saber se existirá alguma chuva ao longo desses 25 anos que será anormal a ponto de danificar os painéis.

Porém podemos garantir para os nossos clientes que um painel fotovoltaico passa por testes rigorosos de qualidade para garantir que eles resistam as condições climáticas mais extremas, e que é raro acontecer de um painel se danificar por causa de uma chuva de granizo.

Porém uma coisa muito importante que devemos falar, é que embora os painéis fotovoltaicos resistam a condições extremas, NÃO DEVEMOS PISAR OU ANDAR EM CIMA DOS PAINÉIS no momento da instalação ou manutenção.

As células fotovoltaicas são extremamente finas e sensíveis, e mesmo tendo um vidro resiste para protegê-las o impacto de uma pisada pode causar microfissuras nas células fotovoltaicas, o que certamente irá fazer com seu painel gere menos energia e tenha um desempenho muito inferior ao que ele foi projetado para ter.

Então se você ver aqueles vídeos na internet de um pessoal passando pulando sobre os painéis, passando com moto em cima deles e até mesmo passando com uma carro, saiba que o que esse pessoal está querendo mostrar é que a estrutura dos módulos fotovoltaico são resistentes, mas pode ter certeza que após todo esse impacto, várias microfissuras foram causadas nas células fotovoltaicas e aquele painel irá apresentar um desempenho bem menor que o esperado.