💰 Quanto COBRAMOS para REFORMAR a CASA de 100 ANOS na ROÇA?

Link do app 👉 https://ift.tt/3dCKq9i

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3cMsb2a
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3ujF8Gw
——
Fala meus queridos, chegamos no último episódio da terceira temporada da série direto da obra com a Engehall, e hoje vou novamente abrir o jogo, porque vocês sempre me pedem isso. Quanto a Engehall cobrou para refazer a instalação elétrica da casa centenária na roça? Já posso adiantar, que devido ao local de difícil acesso, tivemos alguns custos extras e precisei incluir isso na proposta.

1º PASSO: No primeiro dia, fizemos um levantamento técnico da obra, desde a medição de paredes (em cada cômodo) bem como a altura do pé direito, conversamos com o proprietário para entender a disposição dos móveis pois não tem projeto arquitetônico, afinal é uma casa centenária, que foi se incluindo cômodos ao longo dos anos, e por aí vai. Dessa forma alguns locais já marcamos alguns cortes na parede para se passar novos eletrodutos e pontos de tomadas e iluminação, isso tudo mostramos no episódio 1.

2º PASSO: Com as informações anotadas no papel, é hora de passar para o projeto, assim podemos expandir o conhecimento sobre levantamento de carga, balanceamento das cargas, divisão de circuitos, dimensionamento dos cabos bem como os eletrodutos. Bem como já se comprar os materiais gerados na lista de material gerado diretamente do software do projeto elétrico, tudo isso mostramos no episódio 2 da série.

3º PASSO: O terceiro dia foi ótimo, ver o suor escorrendo, camisa molhada, cara de cansado, acha que serviços em obra é moleza, tem muita ralação, retirar cabos antigos ( cabos rígidos ) passar novos eletrodutos, furar caixinhas de teto para interligar os dutos, casas antiga tem esses B.O. pois nunca se é dimensionada conforme a carga atual e sim como desejava na época, imagina uma casa feita a 100 anos, o lasqueira, é serviço que não acaba.

4º PASSO: Aí sim começou a parte boa da obra, iniciamos sempre pela limpeza das caixinhas, QDC, para aí sim começarmos a passar a sonda e puxar os cabos, é muito serviço para fazer sozinho, nessa hora, sempre é bom ter ajudante, eu por exemplo levei três, pois serviços maiores como esse nem sempre com ajuda de um ajudante consegue terminar toda a passagem de cabos em um único dia, podendo se estender mais um dia na obra.

5º PASSO: Sempre conte com um dia a mais de obra, imprevistos sempre acontecem, tubulações entupidas, aguardando término de serviços de terceiros ( pintor, pedreiro, gesseiro ), um duto passado erradamente ou a falta de um eletroduto, tendo de adequar esses dutos para dar continuidade à obra.

6º PASSO: Foi a execução do aterramento, parte do dia foi exclusivo para instalação de aterramento nessa casa centenária, que nunca ouviu falar de aterramento na instalação elétrica, fizemos um aterramento TN-S, mostramos as medições na prática, e usamos tres hastes para complementar o sistema.

7º PASSO: Foi a montagem do QDC, o coração da casa, veja como ele foi ficando conforme a montagem, incluímos todos os dispositivos de proteção obrigatórios, como DR, DPS e disjuntores. Mostramos também a passagem do ramal de alimentação dele, que nesse caso foi por via aérea vinda do QM até a casa e depois por eletroduto até o QDC.

8º PASSO: QDC montado, partimos para a montagem dos pontos de iluminação ( luminárias, interruptores ) bem como a montagem das TUG e TUE dessa casa. Que mesmo sendo centenária, não deixamos de seguir as normas atuais, bem como fizemos uma adequação da instalação à necessidade atual dela hoje.

E por fim o 9º PASSO, os testes na obra, desde testar os pontos de iluminação, tomadas e o funcionamento do IDR e os demais dispositivos de proteção, feito isso, obra concluída e pronta para ser entregue ao cliente.

O Projeto elétrico completo desta casa de aproximadamente 300 m² venderíamos por R$ 5.900,00, afinal a Engehall cobra hoje R$24,00/m² de projeto elétrico residencial interno. Mas observação 100m² dessa casa são apenas as varandas, que basicamente tem pontos de iluminação nada mais, por isso a gente dá um desconto de 75% no m² de área externa que não dá tanto trabalho assim. Só que fiz uma cortesia para esse cliente, afinal ele autorizou a gravação da obra e principalmente a divulgação do projeto para vocês, enfim não cobrei para elaborar esse projeto pra ele.