💪 Como fizemos o ATERRAMENTO dos QDCs no GALPÃO comercial? ⏚

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/37Wagm8
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/386uEkZ
——
Fala meus queridos!
Sejam todos muito bem vindos ao SEXTO episódio da 4ª temporada do DIRETO DA OBRA.

Está chegando agora? Fique tranquilo que vou fazer um pequeno resumo. Desta vez, fomos chamados para fazer toda a parte elétrica de dois galpões usados para armazenamento de diferentes tipos de materiais! Até o momento já passamos a rede aérea em alumínio, já fizemos a infraestrutura interna dos galpões e já passamos os cabos para ligar as tomadas e refletores do galpão.
E no vídeo de hoje vamos mostrar como foi feito o aterramento para atender a estes galpões, resolvemos fincar três hastes na chegada da energia no galpão. Enfim, estão preparados? Então, coloca a botina e as luvas e bora pra obra…

Seguinte turma, como o padrão de entrada destes galpões está a 200m deles e pensando na economia para o cliente, resolvemos fazer o aterramento próximo aos galpões. Assim, evitamos de fazer 200m de infraestrutura de uso de 200m de cabos saindo do aterramento do padrão até lá.

Faremos este aterramento utilizando 3 hastes cobreadas de distantes 2,4 metros umas das outras e as interligamos com cabo de cobre nu de 50mm², conforme manda a norma e já expliquei sobre isso em outros vídeos aqui do canal, basta digitar aterramento engehall que você irá assistir.

Como o trânsito de veículos pesados é intenso naquele local, apenas a caixa de inspeção próxima aos galpões será de PVC com tampa de ferro fundido. As demais serão feitas em alvenaria e também terão a tampa em ferro fundido, isso será providenciado posteriormente pelo cliente, como já havíamos combinado no momento do fechamento do serviço.

Chega de papo, acompanhem agora como nossa equipe executou mais esta tarefa direto da obra…

Valeu Brener, deixá que assumo daqui… Sempre quando temos que fazer aterramento a turma sofre… Mas o importante é que finalizamos mais uma etapa de nossa obra.

Apenas complementando o que o Brener disse, iniciamos a medição com o terrômetro em 2000 ohms pois este é o maior valor de escala do nosso terrômetro e como o resultado encontrado. Como o valor encontrado foi abaixo de 200 ohms e acima de 20 ohms, que são as escalas do terrômetro, foi necessário alterar a escala para termos uma medição mais exata! Então turma, este valor de 22 ohms encontrado é um bom valor, pois, conforme a norma, ela deve ser o mais próximo de zero possível!

Um outro detalhe é que este valor encontrado pode diminuir um pouco, pois ainda não foi feita a interligação deste aterramento com o neutro aterrado da concessionária e concluído o sistema TN-C-S que falei no início da aula.

No próximo episódio vamos fazer a montagem completa do quadro de distribuição

Mas ó, tô deixando uma aula minha que é online e gratuita na descrição aqui, pra quem tem interesse em se tornar um eletricista profissional certificado pela engehall, seguro e confiante para encarar qualquer serviço na área elétrica, se inscreva pra essa aula que vale muito a pena viu!

E pra quem não assistiu os últimos 5 episódios da obra neste galpão, tá aparecendo aqui ao lado e agora, a playlist completa do direto da obra com a Engehall, marca presença lá também … Nos vemos em breve meus queridos. Um grande abraço e até já!