ūüí• Montei F√ĀCIL esse Quadro de Distribui√ß√£o TRIPLO 220v Bif√°sico

‚ö°ÔłŹ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instala√ß√£o El√©trica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Voc√™ N√£o Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ‚ö°ÔłŹ
——

‚účūüŹĽ Para os N√ÉO INSCRITOS ūüĒī “N√ÉO CLIQUE NO LINK” ūüöę: https://ift.tt/2pb2BgS
——

ūüĎČ Conhe√ßa o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall El√©trica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

ūüĎČ Conhe√ßa o Curso de Comandos El√©tricos da Sala da El√©trica:
https://ift.tt/31jv3dN
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
‚úćÔłŹ Deixe seu coment√°rio
ūüďĘ Compartilhe com os amigos
ūüēĶ Siga nossas redes ‚ěĹ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

ūüĎČ Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——

Um quadro de distribui√ß√£o (tamb√©m conhecido como painel de disjuntores ou simplesmente painel el√©trico) √© um componente agregado ao sistema de fornecimento de energia el√©trica que tem a fun√ß√£o de dividir uma alimenta√ß√£o el√©trica em circuitos subsidi√°rios. Em outras palavras, o quadro de distribui√ß√£o √© o respons√°vel por coletar a energia na entrada de uma ind√ļstria ou resid√™ncia e subdividir esta energia em subcircuitos. Como cada subcircuito demanda um fus√≠vel e um disjuntor (prote√ß√£o do circuito), o quadro de distribui√ß√£o √© muito conhecido por um painel com v√°rios disjuntores termomagn√©ticos interligados por barramentos. Normalmente, o disjuntor principal ramifica principal em v√°rios disjuntores menores com correntes menores e como o barramento pode de certa forma sofrer uma descarga el√©trica, costuma-se empregar dispositivos de prote√ß√£o de surto no projeto do quadro de distribui√ß√£o.

O vídeo mostra o interior de um típico painel de distribuição tipicamente fabricado no Brasil. Veja pela imagem que neste tipo de painel, os três fios da fase de entrada conectam-se aos barramentos através de um disjuntor principal no centro do painel. Outra característica é que em cada lado do painel coloca-se dois barramentos, sendo um para o neutro e outro para o terra. O neutro de entrada geralmente se conecta no painel em um barramento colocado na parte inferior no lado esquerdo. Já o fio terra de entrada se conecta ao barramento inferior no lado direito do quadro de distribuição. Uma placa de proteção em policarbonato é utilizada para proteger e reduzir o risco de choque elétrico por encostar no barramento caso alguém opere os disjuntores.

No vídeo, é possível visualizar um esquema de projeto elétrico para um quadro de distribuição. Neste projeto em questão estão sendo considerados 2 fases e 5 subcircuitos, sendo que todos estão interligados e protegidos contra surto com a utilização de DSPs (Dispositivos de Proteção contra Surtos).

O painel visualizado no v√≠deo inclui uma grande quantidade subcircuitos e neste caso todos est√£o sendo utilizados. No entanto √© comum encontrar no mercado fabricantes produzindo vers√Ķes de quadro de distribui√ß√£o com 18 a 24 disjuntores utilizando a mesma caixa ou quadro. Isto porque podemos padronizar os barramentos ou prever circuitos reservas em caso de altera√ß√£o de projeto.

As grandes instala√ß√Ķes comerciais, p√ļblicas e industriais geralmente operam com alimenta√ß√£o de energia trif√°sica e poderemos encontrar neste caso quadros de distribui√ß√£o compostos por duas fileiras verticais de disjuntores.

Advertência para Quadro de Distribuição
Segundo o item 6.5.4.10 da NBR 5410:2004, os quadros devem ser entregues com a advertência indicada na Figura 3, a qual pode vir de fábrica ou afixada no local da obra. Não é especificado em que material a advertência deve ser feita, mas exige-se que ela não deve ser facilmente reMOVível.

Advertência

1 ‚Äď Quando um disjuntor ou fus√≠vel atua, desligando algum circuito ou a instala√ß√£o inteira, a causa pode ser uma sobrecarga ou um curto circuito. Desligamentos frequentes s√£o sinais de sobrecarga. Por isso, NUNCA troque seus disjuntores ou fus√≠veis por outros de maior corrente (maior amperagem) simplesmente. Como regra a troca de disjuntor ou fus√≠vel por outro de maior corrente requer, antes, a troca dos fios e cabos el√©tricos, por outros de maior se√ß√£o (bitola).

2 ‚Äď Da mesma forma, NUNCA desative ou reMOVa a chave autom√°tica de prote√ß√£o contra choques el√©tricos (dispositivo DR), mesmo em caso de desligamento sem causa aparente. Se os desligamentos forem frequentes e, principalmente, se as tentativas de ligarem a chave n√£o tiverem √™xito, isto significa, muito provavelmente, que a instala√ß√£o el√©trica apresenta anomalias internas, que s√≥ podem ser identificadas e corrigidas por profissionais qualificados. A DESATIVA√á√ÉO OU REMO√á√ÉO DA CHAVE SIGNIFICA A ELIMINA√á√ÉO DE MEDIDA PROTETORA CONTRA CHOQUES EL√ČTRICOS E RISCO DE VIDA PARA OS USU√ĀRIOS DA INSTALA√á√ÉO.