👨‍🔧 Como MONTAR QUADRO de DISTRIBUIÇÃO “Espinha de Peixe” 220V TRIFÁSICO

SEMANA O NOVO ELETRICISTA: https://ift.tt/3vVyxUE

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3C9zg6o
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3wEwqF6
——
Meus queridos, estamos chegando na reta final de nossa obra, mas o dia está apenas começando e até a noite vai ter muito suor pela frente… Bom, para quem ainda não está sabendo, nós estamos fazendo duas obras ao mesmo tempo… Montar toda a parte elétrica da casa e da Garagem Estúdio do nosso amigo Leandro Torneiro!

Até o momento já instalamos o QGBT no padrão de entrada, passamos a rede de alimentação, fizemos infra completa do galpão e da parte de madeira da casa, já passamos os cabos e fechamos as tomadas, interruptores e iluminação e fizemos o sistema de aterramento destas duas instalações e no ultimo vídeo mostramos como foi o fechamento do QDC 220v trifásico da casa.

No vídeo de hoje, pela primeira vez no canal, vamos acompanhar a montagem completa de um quadro de distribuição 220V trifásico feito com barramento tipo espinha de peixe, optamos usar esse modelo lá na garage estúdio do Leandro TORNEIRO e Já posso adiantar para vocês que ficou ótimo.

Então turma, como em todo serviço que fazemos, procuramos fazer o melhor para nosso cliente. A montagem desse quadro começou aqui em BH, dentro da Engehall, com o Charlão dando o acabamento no barramento usando termo retrátil…

A princípio, tínhamos a intenção de levar o QDC já montado, mas depois de conversarmos aqui, optamos em fazer a montagem dele toda na obra. Um detalhe importante neste tipo de quadro é que ele requer mais tempo para montá-lo, pois podemos encontrá-lo com os barramentos montados ou todos soltos, como foi o caso desse, vem tudo solto, então…. vamos ver a montagem e as explicações do Charlão.

Pronto, circuitos identificados com anilhas, fundo do quadro montado, agora é hora de colocarmos as proteções, DR, DPS e disjuntores. Acompanhem aí como foi.

Meus queridos, como nem tudo nessa vida são flores, durante a montagem deste quadro, de uma hora pra outra o céu escureceu e começou uma chuva tremenda lá. Como ainda não tinha iluminação no galpão, o Charlão colocou uma lanterna para continuar a montagem. Porém tivemos que interromper umas duas horas a montagem devido às condições climáticas. Mas assim que a chuva passou, continuamos a montagem, um pouco escuro ainda, mas mandamos brasa, confere ai…

Tá ficando top a montagem né, já vou pedir então pra você compartilhar essa aula se tiver gostando, clica na setinha torta e manda no whatsapp da galera aí, aproveita também e responde pra mim se você já montou um QDC do tipo espinha de peixe? Ou ao menos já tinha visto uma montagem de quadros assim, deixa aí nos comentários porque durante a montagem do QDC, eu e o Leandro Torneiro fizemos uma visita no galpão para ver o andamento dessa montagem, confere comigo…

E assim ficou nosso QDC montado, Reparem no capricho e na organização que ficou, aqui também optamos por colocar DPS apenas nas fases já que o neutro é aterrado, outra coisa que não colocamos neste quadro é o dispositivo DR já que é um galpão com várias cargas trifásicas, não tem áreas molhadas e as tomadas internas não irão alimentar equipamentos em áreas externas, como já mostrei em outros vídeos aqui no canal, para este tipo de instalação comercial, na maioria das vezes não colocamos dispositivo DR, dependendo da situação a gente coloca o DR apenas para um circuito específico que se enquadre nos itens obrigatórios de proteção contra fuga de corrente. Enfim, tá mais do que comprovado que o Charlão é especialista neste tipo de quadro né? Falem aí o que vocês acharam…

Agora vem aquele convite especial que falei no inicio do vídeo…
Dos dias 16 a 18 de novembro faremos um evento online que se chama “PROFISSÃO O NOVO ELETRICISTA”, esse evento é para profissionais da área elétrica que pretendem entrar no ano de 2022 já ganhando salário de especialista. A gente vai tratar de um assunto que de acordo com as nossas pesquisas é uma das principais formas de aumento de faturamento para quem trabalha como eletricista, seja de forma autônoma ou até mesmo para quem está empregado CLT. Se isso que falei faz sentido pra você, vem participar desse evento ao vivo e gratuito comigo, clica no link PROFISSÃO: O NOVO ELETRICISTA que está na descrição e no comentário fixado e faça sua inscrição para participar, será um evento fechado então conto com sua presença lá beleza?