👌 Fizemos 02 SISTEMAS de ATERRAMENTO, e UM DELES ficou TOP das GALÁXIAS

SEMANA O NOVO ELETRICISTA: https://ift.tt/3vVyxUE

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3F1HpM1

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3kmMTc2
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3okkpBg
——
Sejam todos muito bem vindos ao sétimo episódio da 6ª temporada do DIRETO DA OBRA aqui da Engehall. Como vocês já sabem, nós estamos fazendo toda a parte elétrica da casa e da Garagem Estúdio do meu amigo e também YouTuber Leandro Torneiro!

Até o momento já passamos a rede de alimentação tanto para a Casa quanto para o galpão, já montamos o QGBT também. Saindo dessa parte de alimentação, nós já realizamos a infra completa do Galpão e da casa. Já mostramos também alguns “BO’s” que aconteceram durante essa empreitada, já passamos todos os cabos e já fizemos também os fechamentos dos pontos de Tomadas e Iluminação.

E para o vídeo de hoje, iremos mostrar como foi todo o processo de instalação dos sistemas de aterramento desta obra, já posso adiantar que foi moleza, coloquei os alunos pra abrir vala e fincar haste na mão e nossa sorte é que a terra lá era da boa, macia que só, e no fim das contas até a resistência de aterramento foi uma das melhores aqui do canal!

Turma, nesta obra decidimos por fazer 2 sistemas de aterramento separados, um para atender ao galpão e outro para atender a casa. Optamos por criar esses dois sistemas para gerar uma economia pro Leandro, ja que o padrão de entrada está distante tanto da Casa quanto do Galpão, isso evitou um gasto desnecessário de cabos. Bora ver como foi o sofrimento, ops digo, bora ver como nossa equipe executou mais esta tarefa, olha o batismo de fogo que sempre fazemos com os novatos na obra…

Depois desse dia começamos a chamar o Almir de trator… Vocês viram como ele abriu aquela vala? Enquanto o solo absorve a água para facilitar ficar as hastes, vamos acompanhar como o Anderson abriu a vala lá do galpão…

Pensa num camarada que sofreu… este realmente sofreu… tinha pedra, raiz de árvore, concreto, tudo ali enterrado… mas ele persistiu e finalizou esta tarefa.
Se você tá gostando do vídeo até aqui, já vai compartilhando então mais essa temporada no zap daquele conhecido seu que gosta de elétrica e tem dúvida sobre fazer sistemas de aterramento, manda nos grupos de elétrica que você participa também, bora compartilhar conhecimento, que a gente ajuda a crescer ainda mais o nosso mercado!

Bom, como vocês já sabem também, sempre que possível optamos pelos sistemas de aterramento do tipo TN-S ou TN-C-S em nossas obras né. Em cada aterramento desse, tanto na casa quanto no galpão, foram utilizadas 3 hastes cobreadas de 2,4 metros de comprimento interligadas por um condutor de cobre nu de 50mm² e conectores grampo para aterramento. Isso gente, é um procedimento padrão nosso que já mostrei outras vezes aqui no canal, mas não custa mostrar de novo né. Enfim, acho que já deu pra amolecer a terra lá de cima, bora colocar o Almir agora pra fincar as hastes…

Pronto pessoal, todas as hastes já foram fincadas e o sistema de aterramento já está concluído. Mas me dá uma licencinha rápida aqui porque tenho um recado importante pra você que tá me assistindo, presta atenção!

Na próxima semana estarei ao vivo dos dias 16 a 18 de novembro no evento online da Engehall que chamamos de Profissão O novo Eletricista!
Olha só, eu vou dar um certificado de participação para todo mundo que estiver presente nas minhas lives porque vou tratar de um assunto que é desconhecido por 98% dos eletricistas comuns em, será uma grande oportunidade pra você que tá cansado de perder orçamento pro zé faísca está em busca de ganhar um salário de especialista já em 2022.
Daqui a pouco falo onde está o link para você garantir a sua vaga, porque agora é hora de fazer as medições para conferir o valor de resistência dos aterramentos, e aí será que deu bom?

Cabe lembrar pessoal que o teste com o terrômetro não é obrigatório nestes casos de aterramento TN. Muita gente fala do tal mito da resistência abaixo de 10 ohms, só que não tem nada disso na norma, ela simplesmente fala que o mais importante é a equipotencialização ou seja, interligar tudo que possa ser condutor de eletricidade a terra, isso inclui o neutro e pontos metálicos da instalação, e fala que a resistência quando medida precisa ser o mais próximo de zero possível, então esquece do tal 10 ohms.