✅ Construímos uma PEÇA CASEIRA para CORTAR GESSO 😎

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/lY3Ckmg
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/laxpb2i
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Construímos uma PEÇA CASEIRA para CORTAR GESSO

Galera, vez ou outra eu ouço alguns eletricistas iniciantes e velhos de guerra falando coisas do tipo: “fui pegar um serviço e acabei ficando inseguro, porque tinha equipamentos que eu não conhecia…” ou “essa obra era muito grande, acho que não dou conta…”.

Eu acho engraçado quando ouço isso porque eu sempre falo aqui da aula gratuita onde dou dicas para essa galera com esses problemas. Se você é dessa turma, está esperando o que, meu querido? Clica no link da descrição ou no quadradinho da Engehall, no final deste vídeo, e fique preparado para o mercado! Não dá esse mole não, combinado?!

Vamos lá ver, então a ideia maluca que replicamos e a solução que encontramos!

O Charlão estava vendo umas postagens aleatórias no Instagram e de repente se deparou com um post sobre uma ferramenta bastante interessante que fazia cortes circulares em estruturas diversas.

Ele salvou o post e mostrou pra gente. Claro que pensamos na hora: “e por que não construirmos uma igual?!”

Eu sei que você deve estar pensando aí que temos todas essas opções:

Serra para drywall ( Serrote )
Lâmina de serra ( do arco de serra )
Tico Tico
Serra copo

Só que existe um porém: Essas ferramentas servem para qualquer diâmetro de furo? Terei de medir o diâmetro lá no gesso antes de fazer o corte?

Mas é aí que entra a genialidade brasileira!
Pena que o Macgyver não é Brasileiro, senão ele teria dominado o mundo.

Já imaginou ter uma ferramenta CASEIRA que te permite realizar diversos cortes no gesso conforme a luminária de embutir que o cliente escolher.

Mas vamos a nossa ferramenta, montamos ela regulável e usamos os seguintes materiais :
1 Barra perfurada de trilho DIN.
6 porcas (pode ser substituído 2 porcas por 2 porcas borboletas que ajudam na movimentação desse diâmetro).
3 pedaços de barra roscada (sendo a barra central 2cm maior que as outras).

E quais as ferramentas necessárias para fazermos essa peça,
esmerilhadeira (com disco de corte e desbaste).
Chave de boca ou até mesmo um alicate.

Vamos ver como montar e usar essa ferramenta:

Corte as duas barras laterais com cerca de 10cm e a barra central com 15cm, pois ela que irá fazer a guia na furação.

Em uma das extremidades dessas 3 barras, passe elas no disco de desbaste, até que a sua ponta fique similar a um lápis, pois elas vão perfurar o papelão do forro de gesso, seja como guia ou como corte circular das barras laterais.

Optamos por usar um trilho DIN já perfurado, pois ele irá auxiliar na movimentação das barras laterais, deixando o diâmetro conforme sua luminária (mas nada impede de você fazer um corte com a esmerilhadeira de fora a fora para movimentar essas barras livres).

Passe a barra central (no centro dessa barra e coloque as porcas travando ela na base), lembrando de deixar uma sobra abaixo da barra pois nela iremos usar a parafusadeira para fazer a ferramenta girar e cortar o gesso.

Agora vamos para o teste final!

Temos aqui uma placa de gesso que usamos pra testes, ajustamos a ferramenta para fazer um corte aleatório, e olha só a ferramenta em ação, sem esforço e sem vibração, e não é que funciona mesmo.

Te digo mais, não apenas para cortes redondos, pois se for criativo, ela te ajuda no corte quadrado.

Isso mesmo! Basta fazer o corte do círculo menor que o tamanho lateral da luminária, assim pegará como base um lado e fará o corte quadrado, apenas cortando um pequeno triângulo que formará a ponta do quadrado, isso diminui o corte manual usando uma serra.

É lógico que você deve tá pensando….
Mas André a serra tico tico faz isso sem esforço, concordo, mas imagina a vibração da serra fazendo uma placa de gesso quebrar ou trincar. Nessa situação, meu amigo, é bom se precaver, pois não sabemos a qualidade dessa placa, já vi muitas aí se desfazendo só cortando elas, virá só o pó!

Tem também outras ferramentas existentes, como tupia e até a serra oscilante, realmente são ótimas soluções, porém nem sempre acessíveis a todos ainda, por isso, mais importante que usar ferramentas melhores é resolver o problema de um jeito bem feito!

Tirando que essa ideia maluca que mostramos, é uma solução muito barata, se comparada com a compra de uma serra tico tico ou até mesmo de diversas serra copo, além de ocupar pouco espaço na bolsa de ferramentas.