⚠️ Usar SECADOR com ADAPTADOR de PLUG grosso 20A na Tomada fina 10A é PERIGOSO

👉 Grupo VIP projetos: https://ift.tt/3zyBnQ0

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/2WBSIcP
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3rH6NRC
——
Fala meus queridos, tudo massa?

Nesta semana estamos fazendo testes de situações encontradas por nós eletricistas em nosso cotidiano. Já fizemos testes em uma extensão comprada em um supermercado, teste em cabo de áudio e até um teste em uma instalação mal dimensionada.

Então para a aula de hoje, vamos testar um equipamento muito utilizado em algumas instalações, principalmente para que as mulheres possam se embelezar. Isso mesmo, estou falando dos famosos adaptadores de 20A para 10A, que encontramos pra comprar, literalmente em qualquer lugar.

O que vocês acham que irá acontecer? Será que eles são seguros? Já deixe a sua opinião nos comentários.

Aproveite também e confira se você está inscrito aqui no canal, ative o sininho de notificações e, se gostar de mais este teste, deixe seu like pra gente!

Para este teste fomos em um depósito e pedimos ao vendedor um adaptador de 20A para 10A. Este é o adaptador que ele nos vendeu. Reparem que é o nosso conhecido “tê”, ou benjamim, vai depender da região.
Mas porque o vendedor nos vendeu como adaptador de 20A para 10A? Foi por má índole? Não meus queridos, foi por este motivo aqui ó, o plug de 20A entra perfeitamente nele.
“Ah André, este é um caso isolado.” Não é não. Fomos em outros 2 depósitos de regiões diferentes e todos nos venderam a mesma peça como se fosse um adaptador.

Nenhum dos 3 elementos tem selo do inmetro ou mesmo o nome do fabricante, apenas a indicação da corrente máxima suportada, que é de 10A.

1 – Desta vez, para simular esta ligação, deixaremos o sistema funcionando por 40 minutos no limite da capacidade de corrente do adaptador, que hipoteticamente deveria suportar os 20A conforme nosso pedido aos vendedores, e deixaremos assim por 40 minutos que seria o tempo médio de uso de um secador, isso depois que levantamos essas informações com nossas esposas .
2 – Após este tempo, dobraremos a corrente a deixaremos por mais 40 minutos se preciso.
3 – Se ainda assim, após este tempo, o componente estiver inteiro, vamos para o teste destrutivo, elevando a corrente, que geralmente fica entre 3 a 5 vezes, e deixaremos até algum componente da montagem danificar.

Como iremos usar 2 condutores carregados simulando uma sobrecarga elétrica, as extremidades dos cabos usados, tanto pelo plug macho, tanto pelo plug femea, estarão unidas, fazendo com que a corrente que irá passar em cada cabo seja similar, pois, como já dissemos nos vídeos anteriores, a corrente elétrica se divide. Por exemplo, se o multimedidor estiver marcando 40 amperes, significa que temos 20 amperes em cada condutor.

Mas André, como você sabe que um secador consome em média 20A?
Primeiro lendo as informações técnicas na etiqueta de muitos deles?
Segundo fazendo a conta simples, dividindo a potência deles que em média é acima de 2000W pela tensão, que na maioria das casas do país é 127V. A maioria tá, não todas….

Enfim, estamos entendidos pessoal? Então, bora para mais um teste!!!!

Esta é nossa montagem para este teste.

Iniciamos nosso teste colocando os 20A em nosso sistema. Observem que a temperatura do adaptador no início do teste estava um pouco acima de 23 graus, Após 23 minutos de teste, a temperatura no adaptador já estava um pouco acima de 53 graus. E com 40 minutos de teste, a temperatura no adaptador já estava em 71 graus, isso é muita coisa pra um equipamento em uso normal.

Subimos então a corrente para 40 amperes. Reparem como a temperatura no adaptador vai subindo e, em menos de 1 minuto, próximo aos 78 graus, começamos a ver uma fumaça saindo do adaptador.
Como disse no início, a nossa intenção era deixar mais 40 minutos com a corrente de 40 A, porém, após 7 minutos, o sistema já estava todo derretido. A temperatura final de nosso teste antes de desligarmos a nossa máquina estava próxima dos 147 graus.

E este é o resultado final do nosso teste. Reparem como ficaram os componentes.

Reparem como a tomada e o adaptador ficaram bastante destruídos. Reparem também como o plug acabou se fundindo com o adaptador. Reparem também que os cabos, tanto da tomada quanto o do plug não sofreram danos em sua isolação, isso indica que são componentes com uma qualidade melhor.