☑️ 05 PASSOS simples para começar a INSTALAR AR CONDICIONADO

👉 Link do curso: https://ift.tt/2Q2Xlqh
——

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ⚡️
——

✋🏻 Para os NÃO INSCRITOS 🔴 “NÃO CLIQUE NO LINK” 🚫: https://ift.tt/2pb2BgS
——

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
https://ift.tt/31jv3dN
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——

O primeiro passo então é preparar as infra estrutura de refrigeração, que basicamente é cortar e isolar os tubos de cobre. Aqui o João está usando o cortador de tubos para cortar pedaços de 3 metros que será responsável por interligar a evaporadora a condensadora.

O segundo passo, que é furar a parede do lado de fora para colocar o suporte da condensadora do ar, são duas mãos francesas que vão aqui e ele usa chumbador parabolt para fixá-las na parede.

Já do lado de dentro do quarto eles fazem um furo a 20 centímetros do teto para colocar o parafuso superior do suporte da evaporadora. Aqui no chão está a evaporadora, eles encaixam o suporte e tiram as medidas necessárias para fazer a fixação deste suporte na parede.

Por fim ele coloca as 4 buchas na parede, notem que eles também usam buchas com abas, mesma preferência nossa, e por fim eles apertam os 4 parafusos philips da estrutura de fixação da evaporadora interna.

O João vai vazar essa parede para passar a tubulação de cobre a mangueira do dreno e mais o cabo de comando que interliga as duas máquinas. Pra isso ele usa uma serra copo com vídea e faz um furo inclinado pra baixo, isso evita uma possível entrada de água da chuva de fora pra dentro, se você furar reto vai ter infiltração.

Entramos então no terceiro passo, que é a conexão dos tubos de cobre na evaporadora por meio das flanges. Primeiro eles passam o cabo de comando, que nada mais é do que um cabo PP que vai interligar a evaporadora na condensadora através do furo que fizemos na parede.

Agora eles estão se preparando para abrir o flange da tubulação para fazer a conexão da linha de gás. Primeiro o Luis pega o escariador de tubos e passa por dentro do tubo de cobre, depois ele bate para eliminar o excesso de material. Em seguida ele pega o cortador de tubos e abre a ponta do tubo da evaporadora. Esse tubo vem amassado na ponta porque a máquina já vem pressurizada, escutem só o barulho da despressurização depois que corta e quebra essa ponta de tubo. Em seguida eles abrem as porcas do tubo e as retiram para fazer a nova flange na ponta dos tubos que cortamos no inicio do vídeo. A ideia é que a flange fique tipo essa aqui, lisa e dando um bom acabamento com a porca.

Primeiro colocamos a porca no tubo, depois colocam a base do flangeador e posteriormente encaixam o flangeador na base e apertam. E fica feito assim a flange, sem rebarba, bem lisa e principalmente sem falhas, isso ajuda a garantir a vedação do gás.

Feito as flanges, hora então de conectar os tubos de cobre a evaporadora, para isso eles usam um alicate de pressão e uma chave de boca regulável. É recomendado ter um cuidado para encaixar a flange no bico da evaporadora, se necessário entorte um pouco o tubo de cobre para ter o melhor ajuste possível para o encaixe. Por fim é só apertar as peças novamente com o auxílio do alicate de pressão e a chave de boca regulável, simples assim.

O quarto passo é isolar tudo. Essa parte aqui pessoal fica dentro da máquina e como vocês sabem que a tubulação trabalha extremamente fria, é obrigatório uma boa isolação para evitar a condensação do tubo e que tenha um vazamento da máquina na parede, pra isso a máquina já vem com uma manta térmica que a gente junta com a espuma dos cabos e começamos a prender com a fita plástica conhecida como silver tape aí pela galera da área.

E como acabamento final eles usam uma fita de pvc com proteção UV que serve para proteger o material isolante contra os raios solares. Infelizmente se não usar essa fita pvc sobre a capa isolante o material não vai durar nem 2 anos exposto e isso acaba impactando também na garantia do serviço e do material para o cliente né!

O quinto passo é colocar a máquina na parede. Notem que eles já conectaram uma mangueira cristal no dreno da evaporadora também, e junto com a tubulação passa um cabo pp para fazer a conexão elétrica dos comandos entre as duas partes do ar condicionado.