TROCOU toda INSTALAÇÃO ELÉTRICA e AUMENTOU a CONTA DE LUZ? 📈

Profissão: O Novo Eletricista: https://ift.tt/qYLfc1JnU

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/9u8iyhvt3
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/XCxiDeK2Q
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/eIAGukWh2
——
Imagina a seguinte situação…
Você gasta a maior grana para fazer a substituição de toda instalação elétrica da sua casa imaginando que vai abaixar a conta de energia, só que acaba acontecendo o contrário, ela aumenta

Cara, foi exatamente isso que aconteceu em uma instalação refeita pelo Bernardo, aluno do nosso curso Eletricista profissional.

Esta foi a mensagem dele: “André, preciso de uma ajuda sua. Troquei toda a fiação da casa de meu cliente. Era uma casa antiga, com padrão de entrada monofásico de 40A e o cliente reclamava que a chave caia toda hora. Fiz a substituição deste padrão por um padrão bifásico de 60A. Além disso, mudei também o chuveiro para bifásico, inseri algumas tomadas onde não tinha para uma área de lavanderia e previ dois circuitos para a cozinha, sendo que muitas tomadas nem funcionavam lá, além dos circuitos de iluminação e tomadas para atender a casa. Agora o cliente está reclamando que a conta de luz dele está vindo mais alta. Você poderia me ajudar a entender o que fiz de errado?”

Observação em pessoal, ele nos mandou foto da instalação, que inclusive foi feita da forma com que aprendeu no curso, usou DR, DPS e dimensionou os disjuntores corretamente, então por erro de dimensionamento, ou fuga de corrente não é o problema.

Bom, eu já tenho uma ideia do que aconteceu, mas eu quero saber o que você acha que pode ter acontecido. Será que realmente foi algum erro do nosso aluno?

Fala meu querido Bernardo, que situação em bicho, como explicar isso

Mas primeiro, vamos analisar toda situação.
1 – O padrão era antigo monofásico de 40A, agora é um bifásico de 60A, logo tem mais carga disponível para ser utilizada!

2 – Outro detalhe, o chuveiro agora também é bifásico. O Bernardo não disse, mas só o fato de ser 220V, o morador provavelmente instalou um chuveiro com potência maior, no mínimo um 6800W que é o mais vendido hoje, logo, temos um ponto maior de consumo.

3 – Mais um detalhe é com relação ao dimensionamento. Quando ele disse que “a chave caia toda hora”, indica que o imóvel já estava tendo uma demanda maior do que a que foi projetada. Logo o morador se policiava mais para usar vários equipamentos ao mesmo tempo, como por exemplo tomar banho e passar roupas na mesma hora, isso diminui sim o consumo, um deles não será ligado aquele momento, ou toma banho mais rápido pra poder passar a roupa logo, e por aí vai..

4 – E por fim, com relação a afirmação, “muitas tomadas não funcionavam lá na cozinha” aí é meio lógico né se a tomada não funciona, não tem como ligar nada nela, e consequentemente não tem consumo, depois que você arruma as tomadas elas voltam a funcionar e logicamente dá pra ligar os aparelhos nela ai sim vai ter consumo.

Resumo da ópera, a conta do seu cliente Bernardo, não aumentou devido a troca da fiação, ou por causa da reforma elétrica completa, ela aumentou simplesmente por causa da mudança de hábito dos moradores. Antes o chuveiro tinha menor potência, logo um menor consumo, a chave vivia caindo, então eles já estavam acostumados a tomar banho mais rápido ou não usar outros aparelhos juntos, por exemplo. As tomadas que não funcionavam voltaram a funcionar, dando a possibilidade de ligar algum equipamento que antes não ligava, e por aí vai.

Agora fala pra mim, você imaginou que fosse “orelhada” dele né?
Confesso que numa primeira impressão realmente o erro cai sobre a gente mesmo.

Bom, claro que poderia ter sido uma “oreiada” de nosso aluno, mas acho pouco provável, por um simples motivo: nós formamos ELETRICISTAS PROFISSIONAIS, confiantes, capazes e principalmente, com conhecimento para executar a instalação elétrica inteira, seja de uma casa, de um comércio, e até mesmo de um prédio.

E aproveitando o gancho já vou te convidar para entrar para o nosso grupo vip de whatsapp para alunos interessados no curso de eletricista profissional.
Clica no link da descrição e também nos comentários fixados, entra lá o grupo tá silenciado, ninguém vai te incomodar, e aguarde as informações dos administradores. Estamos formando a turma de alunos do próximo mês e você não pode ficar de fora.

Abaixo tem um quadradinho, clicando nele te mando direto para o grupo vip também.
Ao lado deixo sugestões de vídeos da Engehall para você assistir, escolha um e fique a vontade, grande abraço e até o próximo Qual é a dúvida aqui da Engehall.