TÁ CHEGANDO! Cadastre-se agora para a nossa AULA AO VIVO no dia 6 de Abril (quinta feira) as 20h. Clique AQUI.
Um dos objetivos do aterramento (haste de aterramento) de uma instalação pode ser direcionar possíveis correntes de fuga para a terra, protegendo as pessoas e preservando os equipamentos.
O aterramento fornece um caminho em paralelo, para a terra, de menor resistência. Sabemos que a terra tem menor potencial, logo a corrente tende a ir para a terra e passará pelo caminho que oferecer menor resistência, que é pelo ramo do aterramento.
Podemos afirmar, então, que quanto menor for o valor da resistência de aterramento melhor ele será e o aparelho utilizado para medir a resistência de aterramento é o terrômetro.
Logo, o aterramento pode ser tanto um aterramento de proteção, quanto um aterramento funcional. O nome de aterramento funcional é dado a todo aterramento que não se destina à proteção.
Aterramento do Neutro
Quando a concessionária de energia fornece alimentação em baixa tensão, o neutro é aterrado; o objetivo desse aterramento não é proteção.
Em um sistema trifásico equilibrado ligado em estrela a corrente no neutro é zero. Entretanto, sabemos que a rede não está equilibrada, seja em função do aumento da demanda ou ligações ilegais a ela. Assim existe uma corrente circulando pelo neutro e a ligação a terra é feita para que tal corrente tenha um caminho de retorno.
Quer obter mais conhecimento na área elétrica e ter mais confiança e segurança para executar serviços elétricos?
👉 Clique aqui