Recebi um email dizendo: Meu pai ligou o THREE-WAY assim e FUNCIONOU! ✔️

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/oZcXxsg
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/LtIzovU
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Recebi um email dizendo: Meu pai ligou o THREE-WAY assim e FUNCIONOU!

Como vocês sabem, a vida é uma constante evolução, principalmente quando falamos em instalações elétricas. O que era feito a 30 anos atrás e funciona até hoje, como algumas pessoas gostam de dizer, não podem ser aplicados atualmente por questões de segurança. E uma destas evoluções foi a forma de ligação dos interruptores 3way e 4way.

No vídeo de hoje, vamos ver uma forma antiga de ligar esses interruptores, e esse tema foi uma sugestão que recebi via e-mail, vem comigo que te explico!

Meu querido, confira se você está inscrito aqui no canal e se o sininho das notificações está ativado, porque só assim o YouTube irá te informar sempre que postarmos vídeos novos.

Recebi um e-mail de um inscrito nosso, o HERBERT MISSON, onde ele enviou um esquema de ligação 3way de como o seu pai fazia antigamente, o mais engraçado é que nosso próprio inscrito chamou essa ligação de paralelo suicida, o que faz muito sentido, gostei da expressão

Reparem que a fase e o neutro estão ligados diretamente nos bornes da extremidade dos interruptores paralelos e dos bornes centrais saem os cabos que irão para a lâmpada.

Bom, fase e neutro descendo num interruptor aparentemente não parece uma ligação muito segura não né, mas vamos fazer um teste prático explicando como funciona e porque não é seguro fazer este tipo de ligação.

então turma, temos aqui a nossa montagem igualzinha a que o Herbert nos mostrou que o pai dele fazia. Reparem que funciona perfeitamente, liga em um ponto, apaga em outro, tudo normal. O detalhe está aqui… temos sempre a fase e o neutro ligados no interruptor. Se uma pessoa for dar manutenção naquele ponto corre o risco de tomar um belo choque, afinal qual eletricista vai de cara sacar que ali tem fase e neutro, só testando e tendo um pouco mais de malícia pra saber né.

Nosso inscrito ainda nos enviou um print que ele viu em outro vídeo no Youtube onde a pessoa ensina a fazer uma ligação three way de uma outra forma, olha só. Reparem que em um dos interruptores, no borne central entra o cabo de fase e nos b ornes das extremidades saem os cabos do balanço. No outro interruptor, nos bornes das extremidades, entram os cabos de balanço e do borne central sai um cabo de neutro que vai ser ligado no bocal, boquilha ou receptáculo da lâmpada, conforme você podem ver.

Nesse caso, ainda não é a forma convencional de fazer este tipo de ligação, porém resolvemos testar também.

esta é nossa montagem seguindo o esquema do video da internet. Vejam que assim que energizamos a ligação, o disjuntor, que é a proteção de nosso circuito desarma.
“Mas o que que esta errado na ligação André?”
Repare meu querido que o bocal da lampada recebe a fase e o neutro constantemente, sendo assim, nem precisaria dos interruptores. Mas tem um detalhe nesta ligação que pode até matar uma pessoa que confiou neste tipo de ligação. Os interruptores da forma que estão ligados estão fechando um curto circuito, pois esta entrando fase em um lado e neutro do outro lado.

Este teste nos leva a uma triste conclusão: cuidado com as informações que vocês tomam como verdade aqui na internet. Nem tudo que está aqui costuma ser verdade e nem todos pensam na segurança de vocês quando compartilham algo.

O Herbert ainda nos enviou outro print deste mesmo vídeo onde a pessoa também ensina uma outra maneira de fazer uma ligação three way, só que desta vez ele está usando diodos.

Vejam só o print do vídeo. O esquema de ligação é o mesmo do print anterior, porem ele usou quatro diodos no lugar dos cabos de balanço. Confesso para vocês que é a primeira vez que vejo este tipo de ligação com diodos.

Não faremos a montagem deste print, pois como o tipo de ligação é a mesma que fizemos antes, ja sabemos que irá fechar um curto circuito. Porem a ideia do uso dos diodos é interessante. E como a ideia é boa, coloquei nosso time para fazer funcionar esta ideia, so que de forma segura.

e assim ficou nossa montagem. Agora, será que vai funcionar?
reparem que agora esta ligação esta funcionando como se fosse uma ligação three way tradicional, porém economizando uma perna de cabo.
Este tipo de ligação usando diodo é bem interessante, principalmente quando a casa é antiga e possuem aqueles dutos de meia polegada.

A título de curiosidade, usamos diodos com referência CT2A05, que suportam uma tensão de até 280V e uma corrente de 2A.