Quando é o momento certo de contratar um ajudante? 👷

Baixar o APP: https://ift.tt/GtP3bpI

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/FqH9MRO
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/jiFK8P1
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/Sp1NoRk
——
Me diga uma coisa: Você trabalha sozinho ou tem ajudante?

Eu por exemplo comecei trabalhando de ajudante, depois passei a trabalhar sozinho e pouco tempo depois eu já precisei contratar ajudantes.

Enfim, a pergunta que não quer calar:
Quando é o momento certo de contratar um ajudante?

Antes de dar nossa opinião sobre ter ajudantes, vamos consultar as normas para saber o que elas citam sobre este assunto?

Na NBR-5410 não encontrei nada sobre o assunto “ajudante” pois ela trata mais de instalações elétricas de baixa tensão e não sobre procedimentos de trabalho, né?

Só que aí a gente pensou, então na NR-10, norma que trata sobre a Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, vai ter essa resposta, e lá também não encontramos nada sobre a obrigatoriedade de um ajudante quando o eletricista trabalha em instalações de baixa tensão. Mas quando o assunto é média alta tensão, existe o item 10.7.3 que cita “Os serviços em instalações elétricas energizadas em AT, bem como aqueles executados no Sistema Elétrico de Potência – SEP, não podem ser realizados individualmente”, ou seja, se você trabalha em instalações com tensão acima dos 1000V, ou se você trabalha com geração, transmissão ou distribuição de energia, você não pode trabalhar sozinho de forma alguma, vai contra a norma.

Já a NR-35, norma que trata sobre Segurança no Trabalho em Altura, em seu item 35.4.3 cita que “Todo trabalho em altura deve ser realizado sob supervisão..”, ou seja, você pode até estar realizando a tarefa sozinho, mas deve ter sempre alguém junto, acompanhando o trabalho e em caso de acidente, de preferência com treinamento para resgate né

Bom, vimos que não encontramos nada sobre a obrigatoriedade do eletricista que trabalha em baixa tensão ter um ajudante nas normas. Mas na prática a gente sabe que um ajudante é praticamente essencial para ganharmos agilidade, então quando é o momento certo de contratar um auxiliar?

Bom, neste caso, vai depender do tipo de serviço que você está realizando.
Enquanto eu fazia pequenos serviços, como troca de chuveiro, tomadas, lâmpadas, manutenção ou reforma de quadros elétricos, ou seja pequenas manutenções do dia a dia, realmente não precisei de ajudante, consegui realizar praticamente tudo sozinho.

Mas ao passo que passei a pegar obras do zero pra fazer, tubular laje, cavar buraco, quebrar parede, passar toda fiação, aí sim precisei contratar ajudantes porque fazer este serviço sozinho é bem complicado, as coisas acumulam bastante e na minha opinião a obra não anda e isso piora quando você precisa entregar uma obra a curto prazo.
Vai por mim, experiência própria, ter um bom ajudante é ganho de produtividade, é mais braço na obra, mais obras sendo realizadas no mesmo tempo, e mais grana no bolso.

Ok André entendi, mas “Como calcular um preço justo incluindo o custo do ajudante?”
Pois é turma, aí vem a ferramenta que falei que tá virando febre entre os autônomos.

Dentro do aplicativo MEU AJUDANTE, criamos uma ferramenta chamada CALCULADORA AUTOMÁTICA DE PREÇOS. Você entra no App e começa a responder perguntas simples, de forma intuitiva, tipo quanto você quer ganhar de salário mesmo, se você tem algum veículo de trabalho, quantos km você roda em média no mês, se você tem funcionários, no caso o ajudante, pergunta quanto você paga ele, pergunta se você tem mais outros gastos e olha só, a calculadora automática já te fala quanto você precisa cobrar na hora para cobrir todos os seus custos e ainda te dá a opção de colocar uma margem de lucro sobre esse valor, assim, você saberá qual é o valor justo de sua hora de trabalho, você tendo ou não um ajudante.

Fala a verdade turma, tá explicado porque esse app tá fazendo sucesso entre os autônomos né? Isso também explica o porque a cada 10 orçamentos feitos no nosso app, 7 são aprovados! Preço justo e rapidez em um só lugar!!!
Este ajudante você precisa ter sempre… E aí que vem a boa notícia, pra quem tá assistindo essa aula vou liberar o app gratuitamente por 30 dias para você testar e ver se ele vai te ajudar de verdade. Para baixar o app vai na descrição e no comentário fixado, depois clica no link BAIXAR O APP MEU AJUDANTE que te mando direto para a página de download!