Por que o ELETRODUTO CORRUGADO é SANFONADO? 💡

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/SbVXkQR
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/NZt0PY4
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Por que o ELETRODUTO CORRUGADO é SANFONADO?

Meu querido, você já parou para se perguntar: “Porque o eletroduto corrugado, vulgo conduíte, é sanfonado?” Cheio desses aneizinhos que parecem o fole de uma sanfona?

Sinceramente, é uma pergunta interessante, que eu só vou conseguir responder aqui porque essa dúvida surgiu aqui nos bastidores da empresa e sim, precisamos pesquisar melhor pra trazer uma bela aula, curiosa e ao mesmo tempo, rica em detalhes!

Então já senta o dedo no like, se inscreva aqui no canal, e ativa o sininho das notificações para não perder mais nenhuma aula curiosa e detalha aqui da Engehall, como a de hoje, bora aprender…

Fala, meus queridos! Bem vindos a mais um qual é a dúvida da Engehall!

Antes de mais nada, recado rápido pra quem está começando a carreira como eletricista ou já tá na ativa, mas ainda se sente inseguro na hora de executar um serviço elétrico.
Preparei uma aula gratuita contando mais sobre qual foi o caminho que eu descobri para aprender elétrica de forma mais rápida e do jeito certo. Clica no link AULA GRATUITA que tá na descrição e vem assistir uma aula que falo mais sobre esse assunto.

Bom, recado dado, vamos responder essa questão interessante!

Para quem não sabe, os eletrodutos corrugados são aqueles tubos que ficam dentro das paredes, das lajes ou nos pisos, e servem de caminho e proteção a fiação elétrica.

Geralmente, nós os encontramos nas cores amarelo, laranja e até na cor preta para alguns casos. Mas André, por que eles têm estas cores?
Basicamente as cores, por padrão indicam a resistência e aplicação destes produtos.
O amarelo é mais indicado para uso embutido nas paredes,
Já o laranja é recomendado para aplicação embutida em lajes e até no pisos internos, ele é um pouco mais reforçado do que o amarelo, então é mais recomendado para isso.
E o preto, já é um modelo mais específico para dutos acima de 1. 1⁄4 polegada, esse aqui a gente usa muito em instalações externas, seja de alimentação elétrica, distribuição de circuitos em áreas externas, etc.

Então, já anota essa dica das cores para errar na escolha, eu mesmo já coloquei eletroduto amarelo em laje, já enterrei deles no chão, por não conhecer mesmo a diferença, mas hoje, se dá para seguir o padrão e ensinar direito, bora fazer o certo né?

Mas então chegou a hora, por que o conduíte é sanfonado, ou corrugado, chame como preferir?

Bom, o primeiro motivo e até meio lógico é a sua flexibilidade!
Usando conduítes podemos fazer curvas sem muito esforço, ele é totalmente maleável e de fácil manuseio, isso agiliza muito nosso tempo caso seja uma instalação 100% embutida. Usar os eletrodutos rígidos nessas situações é muito mais trabalhoso, precisamos usar curvas ou até mesmo esquentar a tubulação com soprador térmico para moldar conforme a necessidade, então o eletroduto corrugado é uma mão na roda comparado ao rígido.

Tá tudo bem que ele é flexível e tal, mas porque ele é sanfonado, porque tem os anéis em relevo, como se fosse o fole de uma sanfona mesmo?

Essa sanfona pessoal, tem dois motivos:
1 – Ela ajuda na resistência mecânica do produto, o que diretamente aumenta também a flexibilidade. Se você pega um conduíte e compara com uma mangueira lisa de água, por exemplo, ao dobrar você vai perceber que ele vai se contorcer mais fácil que ela
2 – O fato de ter anéis sanfonados do lado de fora principalmente, ajuda também na hora de embutir, ou seja na hora de chumbar na parede, ao jogar massa para tapar o conduite, essa massa entra dentro desses anéis e praticamente se funde a tubulação. Na hora que seca, praticamente vira uma coisa só, então o conduíte por ser todo cheio de ranhuras, podemos dizer assim, ajuda também a fixar a massa de reboco sobre ele na parede.

Isso é meio lógico né, onde você acha que a massa vai “grudar” melhor, em uma superfície lisa ou em uma mais irregular, então até nisso é pensado para facilitar as obras.

Além disso, gente, nem todo eletroduto é igual e existem normas que padronizam a utilização, a mais conhecida é a (NBR-15465). Então fique ligado nisso, beleza?

E tenho mais duas coisas para te pedir!
A primeira é compartilhar essa aula com seus amigos por qualquer rede social que preferir, fique a vontade para clicar nessa setinha aqui e enviar nosso link, ficarei grato de mais.
A segunda é comentar aqui: Você sabia o porque os conduítes são sanfonados?
Diga Sim, André, já sabia de todos os detalhes que você falou
ou Não, André, Aprendi mais essa no canal da Engehall.