O que ACONTECE se eu usar BARRAMENTO PENTE em disjuntor NEMA? 🤔

👉 LINK de INSCRIÇÃO: https://ift.tt/NT7sXu0
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/6JucfeE
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

O que ACONTECE se eu usar BARRAMENTO PENTE em disjuntor NEMA?

Bom, antes de mais nada é importante relembrar o que é o que aqui:

O barramento pente é utilizado na instalação do quadro de distribuição, sendo um apoio para os disjuntores do tipo DIN, limitando seus espaços e ajudando a mantê-los devidamente organizados e seguros. Lembrando que esses barramentos tipo pente podem ser monofásicos, bifásicos ou trifásicos. Certo?

Entretanto, quando temos uma instalação lá no quadro de distribuição em que são usados disjuntores do tipo NEMA, a gente quase não vê este tipo de barramento. Geralmente é criado “jumpers” interligando o bloco de disjuntores, como você pode ver aí na imagem.

Mas a pergunta que fica é: E se formos chamados para adequar uma instalação que tem disjuntores do tipo NEMA?

Será que conseguiríamos eliminar estes “jumpers” usando barramentos?

A resposta é sim!

Existem hoje no mercado empresas que estão fazendo este tipo de barramento especificamente para disjuntores do tipo NEMA. Reparem que ele possui os terminais do tipo forquilha, ou também chamado tipo garfo. A vantagem é que esse modelo, entra dentro do borne em volta do parafuso de aperto do disjuntor NEMA, e isso garante uma conexão mais segura.

A boa notícia é que já tem empresa fazendo este tipo de barramento para disjuntores do tipo NEMA, já que eles ainda são fabricados, até hoje, seguindo a normativa 243 do INMETRO, com isso eles também podem ser comercializados.

Tirando que tem pessoas que preferem usá-los, mesmo sendo mais caros do que os disjuntores do tipo DIN, porque tecnicamente, uma conexão do “tipo garfo” tende a aumentar a área de contato de um borne ou parafuso, inclusive tem modelos de disjuntores que possuem uma janela de conexão a parafuso acima do borne, no qual usar barramentos pente do tipo garfo se encaixa perfeitamente no parafuso de aperto do borne.

“Beleza! Mas, André, eu consigo usar o barramento pente para DIN no NEMA?”

Bom, respondendo, então, a nossa dúvida:
A resposta é sim, mas em partes…

Vamos entender isso:

Caso você esteja trabalhando em uma instalação bifásica, você pode utilizar um barramento pente trifásico, mas, para isso, você precisará tirar uma das fases para que fique bom. Se você utilizar um barramento bifásico, a cada 2 espaços você perderá um, como vocês podem ver aí no vídeo.

Então, turma, o meu conselho é que você analise bem a sua instalação para instalar o que for mais adequado e não gastar pra mais. Afinal dinheiro não dá em árvore e o seu cliente fica mais satisfeito!

Agora responde pra mim, você já usou barramento pente em disjuntor NEMA?
Se sim, diga Sim André, já conhecia desse barramento, se não diga não André, aprendi mais essa aqui na Engehall.

Porque além disso tenho mais uma dica top aqui para você:

Se você gosta da área de comandos elétricos, partidas eletrônicas e automação, vou deixar um convite para você participar do nosso próximo evento ao vivo, que será em breve, já no próximo mês, no canal Engehall Eletricista Industrial, que é comandado pelo nosso Embaixador Elifábio Miranda. Clica no link da descrição, entra na página e se cadastra para ver como você vai se tornar o NOVO ELETRICISTA, vale a pena assistir. Estou te esperando!

Para fechar, aqui ao lado você já sabe, a nossa playlist completa com muito conteúdo técnico de alta qualidade, abaixo tem o quadradinho que te manda para o site do evento PROFISSÃO o NOVO ELETRICISTA que acabei de falar…

Muito obrigado, meus queridos, valeu e até a próxima!