O dia que PRECISEI comandar 6 lâmpadas com apenas 3 teclas de pulsadores 😳

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/mcj1f6H
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/yVKvWCr
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

O dia que PRECISEI comandar 6 lâmpadas com apenas 3 teclas de pulsadores

Meu querido, quem trabalha com obras sabe como é complicado a vida do profissional, principalmente quando os clientes decidem mudar alguma coisa depois de tudo pronto, certo?

Mas e quando esta mudança é quase impossível de se fazer?
Pois é, a vontade é de juntar as ferramentas e “picar a mula” de lá, né não?
Só que aí o que a gente faz numa situação dessa? Senta e espera essa vontade passar depois vai lá e resolve o problema

No vídeo de hoje vou contar uma situação de obra no qual eu precisei comandar 6 lâmpadas separadamente em apenas 3 teclas de pulsadores, e o segredo pra fazer isso está numa pecinha que vocês viram na capa do vídeo e mostro em breve!

Antes de ir pra aula, recado rápido aqui pra você que ainda não se sente seguro e confiante para trabalhar com elétrica!

Na descrição deste vídeo tem um link escrito AULA GRATUITA, terminando esse vídeo, clica nele tira mais alguns minutinhos do seu tempo para pegar mais umas dicas comigo. Presta atenção porque o que estou falando é muito sério, essa aula pode mudar a sua vida, lá tem um conteúdo que você provavelmente ainda não viu. Estou te esperando!

Mas vamos lá, a situação de hoje é que depois do projeto aprovado e da casa construída, cabos todos passados, a cliente decidiu mudar não apenas a iluminação da sala, mas também, aumentar o número de lâmpadas e até alterar os comandos, então tive que me virar nos 30 pra conseguir resolver esse BO.

No projeto aprovado pela cliente, foi previsto uma caixa 2×4” na entrada da sala e uma outra caixa 2×4” no alto de uma escada de acesso ao 2° pavimento, que iria comandar 3 cenas diferentes com ligação em three way, que foram previstas pela arquiteta. As cenas são tipo ajustes de iluminação pessoal, nesse caso cada interruptor era responsável por uma cena.

Depois da obra pronta, a cliente simplesmente decidiu que não queria mais as 3 cenas e, no lugar, ela pediu 6 cenas!!! O dobro do que havia sido projetado. Simples assim, é mole?!

“Ah, André, é só quebrar a parede e trocar as caixinhas por 4×4 que tá resolvido!”
Ai que está o problema! Não é tão simples quanto parece…

A cliente não havia autorizado quebrar mais nada, ela já estava naquela situação de obra que deixa a pessoa exaurida, tínhamos que resolver sem quebrar parede ou trocar caixinha,

Aí piorou, mas ainda tem aqueles interruptores fininhos de meia tecla!”

Sim, porém esteticamente a cliente não agradou desse modelo e também teríamos um baita trabalho passar todos esses cabos de retorno paralelo para as outras três teclas, tirando que ficaria muito apertado pra fazer…

Bom, é nessa hora que a gente fica numa sinuca de bico né
Mas depois de quebrar um pouco a cabeça, encontrei uma solução simples.
Instalar 3 relés de impulso.

“Mas o que é um Relé de impulso?”

Bom, os relés de impulso são dispositivos eletromecânicos que nos permitem controlar circuitos de iluminação apenas com um clique, isso permite por exemplo a substituição de interruptores por pulsadores, estes mesmos que usamos em campainhas. E o mais bacana de usar este tipo de equipamento é que conseguimos fazer um three way ou um four way economizando muito cabo, já que a ligação destes pulsadores é feita em paralelo, e com apenas dois fios, independente da quantidade de pulsadores ligados.

O relé que utilizei foi o da marca Finder e que comanda 2 cenas diferentes. Se eu clico no pulsador 1 vez, acende uma lâmpada, se clico o pulsador mais uma vez, acende a outra lâmpada, se eu clico pela 3ª vez, as duas lâmpadas ficam acesas e se eu clico a 4ª vez, as luzes se apagam. Então, partindo deste princípio, precisei instalar 3 relés de impulso para comandar as 6 cenas da sala.

O diagrama ficou assim:
O cabo vermelho é a fase que alimenta os relés, derivei a alimentação para os três;
O cabo azul é o neutro, que nesse caso diferente dos interruptores, precisa descer até os pulsadores para fechar o comando.
Os três cabos marrons são os retornos paralelos que comunicam cada conjunto de pulsador separadamente e deriva também para a bobina dos seus respectivos relés, cada pulsador controla um relé.
Os cabos amarelos são os retornos separados de cada lâmpada, vale lembrar que sai 2 retornos de cada relé como vocês podem perceber.

O mais interessante é que como os relés foram instalados no teto, não precisei passar nenhum cabo a mais. Na verdade a gente removeu alguns cabos.