É muito comum encontrarmos equipamentos desenvolvidos pelos próprios profissionais para ajudar nas tarefas do dia a dia, mas dessa vez confesso que tive medo!
O tal do “lâmpímetro” nada mais é do que uma lâmpada e um bocal com pontas de cabos que é conectado direto a tomada e aos pontos energizados para detectar a tensão, só que isso é um perigo, pois não tem como saber por ele o limite de tensão no local podendo causar a queima da lâmpada e até mesmo um acidente com quem está manuseando.
Para detectar tensão devem ser usados ferramentas de medição seguras e comprovadas por orgãos de fiscalização. Os multímetros são os principais equipamentos que tem essa função, e dar a preferência para marcas conhecidas é sempre o primeiro passo para garantir sua própria vida.
O multímetro é um aparelho de medida elétrica, capaz de realizar a medição elétrica de três tipos diferentes: Voltímetro, Ohmímetro e Amperímetro.
A definição sobre qual medição será realizada, acontece por uma chave rotativa que seleciona a função a ser realizada.
Existem dois tipos de multímetros, os analógicos e os digitais.
Multímetros analógicos – Baseados nos Galvanômetros, cuja verificação da leitura acontece por meio de força eletromagnética em seu ponteiro.
Multímetros Digitais – Composto por um componente eletrônico versátil, chamado de amplificador operacional.
Tem como base, uma alta resistência de entrada capaz de mudar o ganho de tensão, corrente ou resistências elétrica.
Quer aprender um método em 7 semanas para trabalhar como um eletricista de sucesso?
👉 Clique aqui