Interruptor “TREE-WAY” e “FOUR-WAY” ficou no PASSADO, conheça o TELERRUPTOR (Relé de impulso)!

Cadastre-se no portal parceiro Schneider – https://goo.gl/G4R6Wn

Sabemos que a automação residencial deixou de ser uma tendência e se tornou uma realidade.

Acabou aquele negócio de entupir tubulação com cabo de 1,5mm² para fazer tree-way ou four-way, hoje vou mostrar para você o relé de impulso (Telerruptor), que traz toda essa economia de tempo e de cabos também.

O relé de impulso, também chamado de telerruptor, tem a função de comandar pontos de iluminação através de dispositivos de pulsos, no caso os pulsadores (os mesmos usados para campainhas).

Dentro dele temos uma pequena bobina eletromagnética que liga e desliga de acordo com os acionamentos dos pulsadores. Ao ligar, essa bobina fecha o circuito permitindo a passagem de corrente elétrica acendendo a lâmpada. Ao desligar, a bobina abre o circuito interrompendo a passagem de corrente, desligando a lâmpada.

A economia de material é a principal vantagem de se usar o telerruptor. Por exemplo, usamos apenas 2 cabos entre os pulsadores, e que podem ser de 0,5mm² afinal é um circuito de comando que não fica energizado constantemente. Se for um circuito intermediário, gastaríamos mais cabos e de 1,5mm² para fazer a ligação entre os interruptores, tirando o custo de um interruptor intermediário, que é bem mais alto que a de um pulsador.

Uma observação, apenas os cabos de comando podem ter 0,5mm², os cabos que alimentam o circuito de iluminação devem ser de no mínimo 1,5mm² conforme manda a NBR-5410, ok?

Esse modelo que tenho aqui é para 220v e suporta até 16A, serve para comandar um circuito de lâmpadas, mas encontramos ele também para comandar mais circuitos, vai da sua necessidade.

VEJA O DIAGRAMA E A INSTALAÇÃO NO VÍDEO

Bom pessoal é isso, espero que tenham gostado de mais essa novidade da nossa parceira Schneider.

Se você ainda não faz parte do Portal Parceiro da Schneider ta dando bobeira, lá dentro tem várias aulas sobre os produtos e suas aplicações, tem apostilas técnicas para ajudar o eletricista e o melhor, você tem como somar pontos e trocar por brindes como a maleta mostrada no vídeo.

Cadastre-se no portal parceiro Schneider – https://goo.gl/G4R6Wn

Quer obter mais  conhecimento na área elétrica e ter mais confiança e segurança para executar serviços elétricos?
👉 Clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *