FourWay Bipolar – Essa LIGAÇÃO está deixando os ELETRICISTAS INTRIGADOS 😱

⚡️ Cadastre-se para a Semana O Novo Eletricista: https://ift.tt/zBvUq2X
——
⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/8lhAHDp
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/zD4K7cs
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

FourWay Bipolar – Essa LIGAÇÃO está deixando os ELETRICISTAS INTRIGADOS

Bom , antes de mais nada, confira se você está inscrito aqui no canal e se o sininho das notificações está ativado, porque só assim o youtube irá te notificar toda vez que sair um vídeo novo nosso.

Você sabe o que é uma ligação four way? Este tipo de ligação nos permite controlar uma lâmpada a partir de três ou mais pontos diferentes. Ela costuma ser bastante utilizada em escadarias e em corredores.
E como é o funcionamento deste tipo de ligação em uma instalação monofásica, seja ela 127V ou 220V. O cabo da fase é fixado no borne central de um interruptor específico, chamado de interruptor paralelo. Dos bornes das extremidades saem 2 cabos, denominados balanço (algumas pessoas conhecem como paralelo). Estes dois cabos serão fixados nos bornes das extremidades de um outro interruptor, denominado interruptor intermediário. Das outras extremidades deste interruptor intermediário sairão novamente estes cabos de balanço que serão ligados nos bornes das extremidades de um outro interruptor paralelo. E do borne central deste outro interruptor sairá um cabo denominado retorno que será fixado em um dos pontos da boquilha da lâmpada. No outro ponto da boquilha será ligado o cabo de neutro.

Mas e quando a instalação é 220V fase-fase?

Quando a instalação é 200V fase-fase tem um detalhe pequeno meu querido… não existe interruptor intermediário bipolar.

“Então quer dizer que é impossível fazer este tipo de ligação em um circuito bifásico André?”

Confesso que já vi algumas instalações em que o “profissional” fez a ligação de uma fase como se o circuito fosse monofásico e ligou a outra fase direto na lâmpada. Isso não pode ser feito de forma nenhuma meu querido. Além do risco de acidente, já que a lâmpada terá sempre uma fase energizada, a NBR 5410 em seu item 6.3.7.2.1 cita que “o dispositivo de seccionamento deve seccionar efetivamente todos os condutores vivos de alimentação do circuito respectivo…”, ou seja, as duas fases devem ser seccionadas.

E para “burlar” este pequeno inconveniente, para fazer este tipo de ligação existem no mercado os chamados relés de impulso, como por exemplo este da Schneider e este da Finder. Inclusive já fizemos vídeos aqui no canal ensinando a usa-los. O bacana de usar este tipo de dispositivo é a simplicidade da instalação. Ao invés de interruptores paralelos e intermediários, usaríamos apenas pulsadores, destes iguais a de campainha.

“Mas André, e se eu quiser fazer este tipo de instalação sem usar estes relés? Teria alguma maneira ou é totalmente impossível?”
Bom meu querido, “impossível é uma palavra grande usada por pessoas pequenas”, já dizia o saudoso Chorão do Charlie Brown Jr. Sendo assim, passei esta tarefa para nossa equipe. E este é o resultado. Conseguimos fazer um four way em uma ligação bifásica…

E como fizemos esta ligação? Basicamente fizemos 2 four way, um para cada fase. Ficou confuso? Peraí que te mostro. olha só…

Lembram do interruptor paralelo? Então, vamos usar agora um interruptor paralelo bipolar. Reparem que ele tem o dobro de bornes do interruptor anterior. Cada cabo da fase será fixado no borne central, uma fase de cada lado. Agora sairão 2 cabos de balanço para cada fase. Agora aqui é que está o pulo do gato. utilizaremos 2 interruptores intermediários. Um interruptor será responsável pelos cabos de balanço de uma fase e o outro interruptor ficará responsável pelos cabos de balanço da outra fase. Estes cabos de balanço serão ligados nos bornes laterais de cada fase do outro interruptor paralelo bipolar. E dos bornes centrais deste outro interruptor sairá o retorno que será fixado na boquilha da lâmpada.

Agora pra finalizar temos que arrumar uma forma dos dois interruptores intermediários funcionarem ao mesmo tempo. para isso usamos a boa e velha super bonder e uma fita isolante branca apenas para disfarçar… E esta pronta nossa ligação.

Fechou com 10 meu querido? Nossa equipe é foda mesmo. Em todos estes anos como eletricista eu nunca vi este tipo de ligação. E você meu querido, já tinha visto alguma vez uma ligação four way bifásica sem ser com o uso de relés de impulso? Escreva aqui embaixo nos comentários.