ELETRICISTA pode USAR ESCADA de ALUMÍNIO?

Você usa qual tipo de escada, alumínio, madeira, fibra de vidro?
Já se perguntou qual é a mais adequada para se trabalhar com eletricidade?

Bom pessoal, a primeira coisa que pensei foi destrinchar as normas NR-10 e NR-35 do MTE em busca de uma explicação melhor sobre o uso de escadas metálicas em trabalhos com eletricidade.

Nessas normas não há uma afirmação direta proibindo o uso, porém um trecho da NR-10 me chamou atenção:

“10.4.3.1 Os equipamentos, dispositivos e ferramentas que possuam isolamento elétrico devem estar adequados às tensões envolvidas, e serem inspecionados e testados de acordo com as regulamentações existentes ou recomendações dos fabricantes.”

Daí, como as normas não deixam tão claro, fui atrás do manual de fabricação de uma escada de alumínio muito utilizada, e achei os avisos:

“PERIGO! Metal conduz eletricidade. NÃO deixar esta escada, ou qualquer de suas partes, entrar em contato com fios elétricos.”
Não fiquei satisfeito e continuei pesquisando, achei uma portaria do Inmetro, nº 616/ 2012, regulamentando o uso de escadas metálicas para fins domésticos, e olha o que fala nos avisos:

7.2. Avisos de atenção:

a) “Atenção! Este produto é para uso exclusivamente não continuado, geralmente ligado à atividade doméstica.”:

b) “Atenção! Este produto não foi projetado para uso continuado, geralmente ligado à atividade semiprofissional, profissional ou industrial

l) “Atenção! Este produto é para uso exclusivamente não continuado, geralmente ligado à atividade doméstica.”:

Resumindo pessoal, não recomendo USAR ESCADAS METÁLICAS quando executar instalações elétricas, independente de estarem energizadas ou não.

Confesso que eu já usei muito e ainda tenho escada de alumínio, mas depois de pesquisar melhor vou usar apenas para fins domésticos mesmo.

Abaixo segue os links que usei para elaborar esse vídeo, deixarei também dicas de segurança para manusear e trabalhar com escadas.

Fontes da pesquisa:
http://www.trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR-10-atualizada-2016.pdf
http://www.bracol.net.br/wp-content/uploads/2016/03/manual-escada-3×4-e-4×4.pdf
http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC001933.pdf

Dicas de segurança com escadas:

Sempre posicione a escada sobre uma superfície plana, seca e estável.

Use calçados com sola plana e antiderrapante.

Não force a capacidade máxima de carga que uma escada suporta.

A escada não deve ser usada por crianças, gestantes, pessoas que sofrem de labirintite ou tonturas e nem por duas pessoas ao mesmo tempo.

Mais uma vez: as escadas de alumínio conduzem corrente elétrica, então não as utilize próximo a locais de risco.
Ao subir os degraus, fique sempre de frente para a escada e use um cinto ou guincho para erguer as ferramentas que irá utilizar.

Mantenha sempre os suportes de metal limpos e lubrificados, bem como as travas de segurança e as polias.

Quer obter mais  conhecimento na área elétrica e ter mais confiança e segurança para executar serviços elétricos?
👉 Clique aqui

2 Comentários


  1. Bom dia André um.cliente me pediu pra.fazer.uma instalação de um ar Split de 10.00.BTUs sendo q sua residência e monofásica mais o Split e 220 poderia usar um trasformado de 7000va a alguma norma q.proibe esse tipo de instalação ou terei q pedi um aumento de carga tenho essa dúvida

    Responder

  2. Boa noite, as lampadas da cozinha e de um dos quartos de um amigo meu, as vezes fica piscando e depois passa um periodo sem iluminar, depois fica piscando e por ultimo troquei o interruptor conjugado, a lampada ligou normal e a tomada tambem, mas depois desligou e nao ligou mais. o que seria este problema?.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *