Diz ELE que USOU O TERRA como NEUTRO para ECONOMIZAR ENERGIA!!! 😆

👉 LINK de INSCRIÇÃO: https://ift.tt/p4cFxW1

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/QIkbSzF
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/iyEQ9ec
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Diz ELE que USOU O TERRA como NEUTRO para ECONOMIZAR ENERGIA!!!

Fala, meus queridos! Sejam bem-vindos a mais um episódio da saga Pica o Pé no Pica Fio, mais uma série original da Engehall.

Provavelmente você já ouviu alguém falar que utilizar o cabo de Terra no lugar do cabo de Neutro faria com que houvesse uma economia de energia, certo?

Eu já ouvi bastante essa história circulando por aí. Porém, essa questão apareceu em uma conversa aqui na Engehall, após um conhecido ter afirmado que usou o tal terra como neutro para economizar energia, nós ficamos naquela: Verdade ou Mito?

Eu particularmente acredito que seja mito, isso pra mim não passa de mais uma gambiarra de pica fio, mas mesmo assim a gente resolveu testar na prática se isso afeta ou não o consumo e colocar um ponto final nessa história…

Um conhecido nosso precisava ligar apenas uma lâmpada em um curral a mais ou menos 150 metros de distância do ponto elétrico mais próximo. Para fazer isso ele precisava de duas pernas de cabos com 150 metros cada, ou seja, 300 metros de cabo, só que ele não tinha essa quantidade. Foi aí que ele resolveu levar apenas um cabo de fase, fincou uma haste de terra lá no curral e ligou a fase em um dos bornes do bocal e no outro borne ele ligou o cabo direto da haste de terra. Ele falou que funcionou a lâmpada e que segundo informações o fato de não usar o neutro, faz economizar energia.

Todos nós sabemos que o condutor neutro é fundamental para o equilíbrio da instalação, porque ele é o ponto de referência para a fase de um circuito elétrico. Além disso, ele é usado para fechar um circuito monofásico. Sendo assim, meu querido, a corrente que vem da rede elétrica pelo fio fase irá passar pelo aparelho e retornar pelo neutro.

Já o condutor de aterramento tem como principal função desviar as fugas de corrente para a terra, para que elas possam ser dissipadas. Sem este condutor, os seus equipamentos podem causar choques elétricos, um exemplo clássico é aquele chuveiro de casas antigas. Se não estivesse de chinelo, aquele choque no registro era certo…

Bom, revisado então os conceitos referente aos condutores de Neutro e Terra, vem a seguinte dúvida, usar o cabo de Terra como Neutro, realmente economiza ou não energia?
Essa dúvida surge pelo fato do condutor neutro, assim como o de fase, passar pelo relógio medidor das concessionárias e, como vimos, a corrente que passa pela fase retorna pelo condutor neutro, ali temos uma circulação de corrente.

Mas, será que essa corrente que retorna pelo neutro interfere no consumo de energia?

Será que se utilizar o cabo de Terra no lugar do condutor de Neutro para fechar o circuito da instalação fará com que a energia não volte para o relógio medidor e isso traga alguma economia?

Bom, pra ter certeza se esse método de trocar o cabo de Neutro pelo de Terra terá uma economia ou não na conta de energia, bora fazer um teste prático?

Temos aqui um multimedidor digital, o mesmo que usamos no vídeo sobre o mito de se desligar a geladeira a noite para economizar energia. Ele nos informa a tensão da rede, a corrente instantânea que está sendo consumida, a potência instantânea e a potência acumulada.
Alimentamos ele com fase e neutro, e temos também um cabo de aterramento que vem direto da haste de aterramento de nossa cerca elétrica, que está cravada no chão.

Ligando a nossa lâmpada primeiro do jeito certo, entre fase e neutro, olha só, temos o registro do consumo dela, que variou entre 9,4 e 9,5 watts, e uma corrente de 0,08 amperes. Até aqui tudo certo, como deveria ser.

Agora, vamos repetir o teste, só que iremos desconectar o cabo do nosso barramento de neutro e vamos conectar o cabo em nosso barramento de terra. Vejam só, a lâmpada também acendeu, e o mais curioso, reparem que a potência subiu para 9,9 watts, apesar da corrente ser a mesma teste anterior.

Então, turma, como vocês puderam acompanhar, constatamos que substituir o cabo de Neutro pelo cabo de Terra, apesar de fazer nossa lâmpada funcionar, não irá economizar energia, pelo contrário, vai até consumir mais. Esta é mais uma falácia criada pelo pica fio, e pode ser considerado mais um Mito.

Além disso, essa prática é perigosa, tanto para as pessoas quanto para os equipamentos, pois pode criar tensões de passo, vindo a acidentes fatais.