Dispositivo DR DESARMANDO após uma CHUVA: verdade ou MITO? 🤔

👉 LINK de INSCRIÇÃO: https://ift.tt/pwlUy26

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/sn0BOd2
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/iuo3lYT
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Dispositivo DR DESARMANDO após uma CHUVA: verdade ou MITO?

Fala, meus queridos! Bem vindos a mais um episódio da série PICA O PÉ NO PICA FIO,

Vou começar a aula de hoje com uma pergunta digamos assim, intrigante:

É normal um dispositivo DR desarmar depois de uma chuva?

Parece óbvia a resposta, não é? Mas essa foi mais uma situação misteriosa que o Charlão, o mais novo integrante do Scooby-Doo, pegou de BO. Cara, a vida de eletricista não está fácil para o Charlão! Ele tem pegando cada pepino esses dias de dar dó.

Mas enfim, uma coisa boba fez esse DR atuar depois de uma chuva, e é como descobrir esse defeito que vamos ensinar no vídeo de hoje.

Por isso meu querido já garante seu like e confere se a sua inscrição está em dia aqui no canal, ativando o sininho das notificações, agora sim bora aprender um pouco mais macetes e com isso a gente PICA O PÉ NO PICA FIO….

Turma esse BO do DR atuar após uma chuva, aconteceu logo na casa do próprio Charlão. No QDC da casa dele, tem um IDR tetrapolar para proteção total do QDC (tomadas, chuveiro e iluminação), só que tem um detalhe: o sistema de aterramento dele lá é um TT. Foi opção dele fazer separado na época que fez a instalação.

– Charlão, vamos mudar esse aterramento para um TN-S… mas eu tenho certeza que ele vai me responder que falta tempo e vai me pedir um dia inteiro de folga para fazer isso.

Se você não sabe o que é aterramento TT e TN-S, é só buscar por aterramento Engehall no Youtube ai que tem aula minha explicando a diferença.

Mas como a grande maioria dos eletricistas sabem, se você não é eletricista ficará sabendo agora, quando temos um aterramento do tipo TT, obrigatoriamente todos os circuitos do QDC devem estar sobre a proteção do IDR. Já, se o sistema de aterramento for do tipo TN, você tem a opção de usar o IDR tanto como geral, ou pode colocar apenas para os circuitos mínimos obrigatórios, a grosso modo, para áreas externas, úmidas e/ou molhadas.

Nesse caso, usar o aterramento TN se torna mais interessante, porque por exemplo você pode deixar o circuito de iluminação fora do IDR. Assim, em caso de uma fuga de corrente e o seu IDR atue, você, ou seu cliente não vão ficar no escuro, no caso dele não dá pra fazer isso, DR atua, e acaba desligando tudo.

Mas voltando ao problema… Toda vez que chovia lá na casa do Charlão, o circuito que pertence a área de serviço, fazia o IDR dele desarmar.

No começo ele até pensou que fosse alguma luminária tartaruga da área externa, mas depois de conferir todas, ele percebeu que não eram elas que estavam fazendo o IDR desarmar.

Pensa num “homi” que ficou mais ainda com a pulga atrás da orelha. Ficou tão encucado, que, num final de semana, ele estava em casa e “armou” aquele toró. E o que foi que ele fez? Resolveu ficar de guarda lá na área de serviço e fiscalizar a chuva! Vê se pode isso? só faltou ele pegar a polveira e dar um tiro na chuva.

Nisso, ele percebeu que durante a chuva, o vento levava junto partículas de água, que faziam a tomada ficar úmida, e essa umidade entrando em contato com os bornes da tomada, fazia o IDR desarmar, pois ali dentro da tomada gerava uma pequena fuga.

E não é que o danado conseguiu descobrir o B.O.
Agora imagina o tempo que ele demorou para descobrir isso?

O bom é que valeu o esforço, porque se fosse o Pica Fio, ele teria tirado o IDR do QDC alegando que essa porcaria não funciona, pelo menos a tocaia funcionou e ainda rendeu uma explicação aqui no canal.

Claro que não é uma situação tão comum de se acontecer, mas já serve de exemplo pra você que pode pegar um problema similar nas próximas manutenções aí né!

E como ele resolveu o problema?
No caso ele improvisou, retirou uma tampa da embalagem de lenço umedecido e colou com silicone sobre a tampa da tomada, essa dica serve até para proteger as tomadas das crianças curiosas, mas acabou vedando também os bornes.

E a título de curiosidade, no mercado existem as placas herméticas, com proteção IP65 contra entrada de água e poeira, caso você instale tomadas e interruptores em áreas úmidas ou molhadas, fica a dica para usar essa proteção a mais aqui…