Que tal usar DETERGENTE para passar cabos?
Quem sabe MANTEIGA (kkk)? Ou até mesmo VASELINA?
E quando temos um conduite entupido como fazemos?
As dúvidas acima são muito comuns na hora de executar a passagem dos cabos na instalação elétrica. Sabemos que por norma existe a “TAXA DE OCUPAÇÃO” dos eletrodutos, quando esse critério é adotado não há a necessidade de usar nenhum lubrificante para aliviar a passagem de cabos.
Mas quando precisamos passar uma certa quantidade de cabos e não tem outro jeito, a solução é usar o recurso técnico da lubrificação.
Uma dica bastante usada é passar vaselina na ponta da guia de passar fios, isso facilita a passagem no ponto que está mais obstruído. É legal também passar a vaselina em alguns pedaços do fio e da guia para ir lubrificando a passagem. Não use Sabonete ou detergente, pois isso resseca o conduíte.
Ele não deve ser feito a base de petróleo, como óleo ou graxa, pois pode danificar o isolamento do fio mais tarde. Utilize apenas os lubrificantes que são aprovados para o trabalho.
Particularmente não aconselho utilizar manteiga ou detergente por serem corrosivos, prefiro usar vaselina neutra ou até mesmo talco, são menos abrasivos.
Outra opção é o grafite, porém acho que ele suja bastante as paredes.
VIDEO: Quantos cabos cabem em um ELETRODUTO?
Quer obter mais conhecimento na área elétrica e ter mais confiança e segurança para executar serviços elétricos?
👉 Clique aqui