E a resposta é que dá sim, esse sistema é tecnicamente conhecido como MRT – Monofilar com Retorno por Terra
As redes de distribuição Monofilares com Retorno por Terra – MRT são sistemas monofásicos (fase + neutro), notadamente construídos com transformadores que possuem apenas um cabo na parte de alta tensão, sendo o retorno (fio neutro) efetuado através de haste aterrada.
Sabemos que nas zonas rurais as cargas são geralmente pequenas que raramente são necessários três condutores para atender a necessidades de energia elétrica, dos consumidores rurais. Além disso, freqüentemente encontramos consumidores situados, um a cada 1,5 km e, com demandas médias de 2 kVA. Devido a este fato qualquer local que tenha a soma da carga instalada dos consumidores inferior a 50kW, o sistema é encontrado com mais facilidade.
As principais vantagens do sistema MRT são:
– Eliminação das cruzetas e ferragens associadas, eliminação de um isolador de alta tensão por poste (em relação ao sistema fase/fase);
– Simplificação da construção, permitindo maior rapidez e menores custos (aproximadamente 20 a 30%, em relação aos sistemas fase/fase);
– Utilizam estações transformadoras mais simples e baratas, pois os transformadores têm somente uma bucha de alta tensão e exigindo, portanto um único pára-raios e uma chave monofásica;
Uma grande desvantagem é a variação da tensão, em alguns casos (como um período de alto consumo) pode ficar fora dos padrões estipulados pela ANEEL.
Outro detalhe é que as tensões de saída do transformador de potência são diferentes das tensões normais, em média 115/230v por exemplo, diferente do comum 127/220v.
Este sistema é permitido por norma e bastante utilizado em áreas rurais, mas infelizmente cria tensões de passo perigosas que podem causar acidentes até fatais, por isso, do ponto de vista da segurança não recomendamos a prática.
FONTE: profcide.blogspot.com.br
Quer obter mais conhecimento na área elétrica e ter mais confiança e segurança para executar serviços elétricos?
👉 Clique aqui