Como LIGAR MOTOR MONOFÁSICO no RELÉ TÉRMICO?

Hoje quem veio tirar a dúvida de vocês mais uma vez é o professor ELIFÁBIO MIRANDA!

Faça parte também do canal EM ELÉTRICA INDUSTRIAL – https://goo.gl/NMikgv

Mas pra que serve um relé térmico?

O Relé térmico é um dispositivo de proteção que é responsável por proteger os motores elétricos de possíveis anomalias. A mais comum é o sobreaquecimento do motor elétrico.

Quando o motor trava o seu eixo ou esta trabalhando com muita carga, ele solicita mais corrente da rede para tentar compensar o peso requerido, deste modo o motor acaba tendo que trabalhar com especificações que não se enquadram a ele.

Assim pode haver danos em suas bobinas provocando aquecimento e até um provável derretimento de sua isolação, ação que é capaz de fechar um possível curto circuito interno.

Funcionamento
É no momento onde está ocorrendo o possível aquecimento que o relé entra em ação. Quando a esse sobreaquecimento as lâminas bimetálicas de coeficientes de temperatura diferentes, se aquecem , ocorrendo à deformação das laminas e fazendo com que ativem o relé, desarmando o circuito do motor, como também o circuito de comando através de seus contatos auxiliares.

Este relé é um ótimo componente de proteção, pois após acionado, ele trava impedindo que o motor seja ligado novamente. Desta forma o motor só poderá ser ligado quando ocorrer uma ação manual de rearme.

Fonte: https://www.mundodaeletrica.com.br/o-que-e-um-rele-termico/

Quer obter mais  conhecimento na área elétrica e ter mais confiança e segurança para executar serviços elétricos?
👉 Clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *