BOTOEIRA sem FIO que NÃO PRECISA DE ENERGIA!

Veja as novidades – https://goo.gl/KEU7A5

Sabemos que uma grande tendência no mercado é diminuir a quantidade de cabos destinados a parte de comandos, certo?

Hoje vim mostrar pra vocês essa tecnologia impressionante da Schneider, que permite ao usuário operar um painel a distâncias de até 100 metros em campo aberto ou 25 metros em locais com barreiras, sem precisar de qualquer fonte de energia no botão.

Bom, todos vocês estão acostumados com as botoeiras comuns que simplesmente abrem e fecham circuitos. Infelizmente essas botoeiras precisam estar conectadas aos dispositivos através de cabos, e muitas vezes para se ter um acesso remoto a um sistema, o custo com cabeamento aumenta bastante.

Por isso a Schneider desenvolveu as botoeiras sem fio wirelles da linha Harmony. O mais legal desse equipamento é que ele não é Bluetooth e muito menos depende de Wi-fi. A tecnologia de transmissão é via rádio, conhecida como Zigbee, extremamente confiável, tanto que cada botão possui um código de identificação único que só o receptor reconhece, evitando qualquer interferência.

Como falei no começo o botão não precisa de bateria, pois ele transforma a própria energia mecânica gerada no clique em energia elétrica, mesmo principio de funcionamento daqueles dínamos que tinham nas bicicletas antigas para manter o farolete acesso com o movimento da roda.

Para funcionar precisamos das botoeiras e também do receptor, é esse camarada aqui quem vai receber o sinal da botoeira e a partir daí controlar as saídas para a carga, seja um contator ou até mesmo um circuito de lâmpadas.

Chega de papo, vamos aprender a instalar e configurar (SIGA O DIAGRAMA DO VÍDEO)

Após ligado o primeiro passo é memorizar os botões no receptor, para isso siga os passos abaixo:

1º – Clique 2 vezes no botão
2º – Pressione o botão “próximo” por 3 segundos
3º – O LED Q1 irá piscar, ou seja iremos configurar o botão para a saída Q1, apertamos ok
4º – Ele irá piscar lentamente então pressionamos 3 vezes o botão a ser gravado
5º – Irá acender o LED do sinal wirelles confirmando a configuração

Agora é a hora de configurar a função, a primeira função é de pulsador então se pressionarmos a botoeira ela irá pulsar nosso contator dessa forma.

André, mas quero a função de ligar e desligar o contator por uma botoeira apenas. Pra isso você faz da seguinte forma:
1º – Pressione os botes “próximo e ok” juntos por 3 segundos
2º – O LED Q1 irá piscar, ou seja iremos configurar o botão para a saída Q1, apertamos ok
3º – O LED dos símbolos irão piscar 2 vezes e parar, essa função indica que está no modo pulsador.
4º – Clique no botão “próximo” e o LED dos símbolos irá piscar 4 vezes e parar, essa função indica que ele está no modo de acionamento, pronto agora aperta o ok.
Dessa forma você consegue ligar e desligar o comando com apenas um botão, bem simples.

Você pode cadastrar mais botões para a mesma saída Q1 e eles irão funcionar em paralelo. Para cadastrar botões na saída Q2 basta alterar a opção Q1 para Q2 na hora das configurações.

Para resetar o sistema basta segurar por 20 segundos os dois botões do receptor e ele irá acender todos os leds, após isso é só parar de pressionar, e pressionar por mais 3 segundos para confirmar.
Devido a critérios de segurança essa botoeira não deve ser aplicada para executar função de emergência ou movimentação de cargas.
E falando em segurança, esse dispositivo também elimina qualquer risco de choque elétrico ao operador, afinal ele não depende da eletricidade para funcionar.

Quer obter mais  conhecimento na área elétrica e ter mais confiança e segurança para executar serviços elétricos?
👉 Clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *