Assim que ligava o chuveiro a energia caía! Mas o disjuntor permanecia ligado… 😱

👉 LINK para se inscrever: https://ift.tt/15nsp9L

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/dMq8gYP
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/nGodyjt
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Assim que ligava o chuveiro a energia caía! Mas o disjuntor permanecia ligado…

Deu ruim pro Charlão!

Pensa em um cara azarado… BO igual ao que ele pegou eu não indico nem para meu pior inimigo, inclusive vocês conhecem meu pior inimigo, é o famoso Pica Fio!

Por isso, da mesma forma que recentemente declarei GUERRA AO ZÉ FAÍSCA, hoje declaro aberto oficialmente a mais nova série da Engehall, chamada PICA o PÉ no PICA FIO! A série que vai separar o trigo do joio… os homens dos meninos… os ELETRICISTAS PROFISSIONAIS dos PICA FIO!

Mas de volta ao tema da aula, o que aconteceu com o Charlão foi um mistério total. Galera, pensa em uma situação estranha…Assim que ligava o chuveiro, a “energia caía” mas o disjuntor permanecia ligado, eu não me recordo de ter visto algo desse tipo em toda a minha carreira profissional

Ficou curioso? Quer saber que BO foi esse e como o Charlão resolveu?

Recado rápido aqui em: Vem aí a 4ª edição da semana Eletricista Profissional que acontece já no próximo mês. Será um evento ao vivo, gratuito, porém fechado aqui no canal, então você precisa se inscrever através do link que está na descrição. Durante essa semana vou te ensinar a projetar uma instalação elétrica do zero e de quebra vou ensinar a executar toda a obra tudo isso passo a passo, se inscreva neste evento e se torne um eletricista profissional muito mais seguro e confiante!

Que doideira, hein? É difícil até de arriscar um palpite sobre o que está acontecendo aí. Como diz um inscrito aqui do canal: “Parece até o mau espírito do Pica Fio assombrando”

O jeito foi o Charlão agendar uma visita com cliente para conhecer a onça que ele iria pegar…e o pior veio depois dele chegar lá, a casa do cliente possui a famosa Rede Mestra… Ele contou aqui pra nós que ele até gelou na hora.
Cara, nessas horas eu fico na vontade de nem tocar o interfone, a campainha… só pegar a escada, a bolsa de ferramentas e cair no cerrado.

Bom, o que ele fez então, primeiro ligou a iluminação do quarto e pediu ao cliente para ligar o chuveiro. E assim que ligou o chuveiro, não deu outra, a iluminação apagou e o chuveiro desligou…

Hora de procurar o B.O.

Nessas horas, o melhor é começar por partes. Ir por eliminação.

Ele analisou primeiro o cabeamento do chuveiro, mas estava aparentemente normal, daí ele foi procurar as emendas

Os cabos estavam conectados corretamente, então ele foi verificar a iluminação do banheiro, pois como temos uma rede mestra, chuveiro, tomadas e iluminação derivam do cabo principal.

Retirada a luminária e verificado as emendas, verificou-se que estava tudo ok! Agora era verificar o quarto. Lá tinha um presentão… Um ventilador antigo e pesado para ele tirar.

Estou imaginando um pica fio nessa hora, eles devem pensar em como iria montar aquele trambolho de volta sendo que ainda nem descobriu o primeiro B.O…

Ventilador retirado, ele viu que as emendas da caixinha do teto não apresentavam nenhum problema.

Jessica, imagine como o Charlão deve ter ficado puto com o trabalho que teve para tirar o ventilador e não ter nada de errado lá.

Restava então ir acompanhando a rede mestra pelo telhado e verificando cada curva e emenda de derivação, nessas horas e lanterna e escada para verificar os pontos, dentro de casa aparentemente tudo normal, ele foi então para a rede externa.

Da entrada do telhado da casa até o telhado do portão ao lado do QM, cabos aparentemente normais, não sei se podemos chamar isso de normal, mas… cabos verificados, o jeito é abrir a caixa de inspeção do QM e fazer as devidas verificações se está tendo tensão naquele ponto;

Ao manusear os cabos dentro da caixa de inspeção, o Charlão identificou o primeiro problema. Algum “eletricista” antes dele ligou o neutro da concessionária novamente com o cabo de aterramento do QM usando um conector do tipo splitbolt. O detalhe é que ele apenas encostou os cabos no conector, e não apertou. E como o cabo da casa é rígido, ele deve ter pensado que… ah sei lá o que ele deve ter pensado, não faz sentido você não apertar um conector que foi feito para aperto, depois reclama da gente chamar esses tipo de pica fio ainda…