Acreditei a VIDA TODA que o SIGNIFICADO da sigla RST era um, mas é OUTRO 😱

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/0dxpNI2
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/MN2Z9wg
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Acreditei a VIDA TODA que o SIGNIFICADO da sigla RST era um, mas é OUTRO

Fala, meus queridos! Vamos lá desvendar este mistério juntos.

É claro que para começar essa investigação, tivemos de consultar alguns colegas de profissão.

Primeiro a gente precisa explicar que essas letras, RST são muito utilizadas para identificar as fases e sua sequência. Com isso muita gente se confunde no seguinte:
É melhor usar para identificar as fases, a sequência ABC ou a sequência RST.

Via de regra não achamos nada trazendo uma obrigatoriedade ou recomendação normativa sobre o assunto, mas conversando com alguns amigos da área, eles me disseram que aqui no Brasil a nomenclatura A-B-C é bastante utilizada pelas concessionárias de energia para se referirem às fases na média tensão, ou seja, mais voltada para transmissão e distribuição de energia do que para a parte de consumo mesmo que é maioria em baixa tensão.

Já a nomenclatura R-S-T é mais utilizada pelos profissionais da área que trabalham na baixa tensão, que é o nosso caso por exemplo, mais voltado para sistemas de consumo, prediais e industriais de pequeno porte.

Sacaram aí a primeira diferença? De um lado estamos falando de um padrão normativo das concessionária e do outro de engenheiros, técnicos, eletricistas, instaladores, etc.
Mas isso não diz muito coisa para nós, certo?
Vamos para a fase dois da nossa investigação:

Depois de muito pesquisar, continuamos não encontrando nenhuma norma que cite a obrigatoriedade de se referir às fases como R-S-T.
Entretanto, em nossa pesquisa, encontramos uma explicação bem interessante.

Vejam só:
Trata-se de uma apostila elaborada pelo engenheiro eletricista Gustavo L. Ferro, que é professor de Electrotecnia de uma faculdade de engenharia Argentina.

Em resumo, ele diz que as empresas de energia nos Estados Unidos utilizam a nomenclatura A-B-C para se referir à sequência das fases. Já na Europa, a nomenclatura adotada para a mesma função é a R-S-T.

O grande ponto aqui é que essa sequência indica o sentido de rotação dos fasores do sistema trifásico em função do tempo, sendo definido como sentido horário internacionalmente. E, independente da nomenclatura adotada, o objetivo é simples: proporcionar uma fácil leitura dos diagramas. Simples assim….

Mas e as outras famosas nomenclaturas L1, L2, L3, U, V, W, como elas ficam nesse caso André? Existem sim essas nomenclaturas que acabaram se tornando “padronizadas”, com isso geralmente as siglas, L1-L2-L3 são muito usadas para comandos elétricos em geral e as letras U-V-W ficam mais restritas à identificação de motores elétricos.

Agora, tem uma turma que gosta de dizer que as letras R-S-T são apenas siglas iniciais para Rede do Sistema Trifásico. E confesso, também aprendi a muito tempo atrás que era isso com um professor meu, até acreditei até então mais nessa hipótese do que na de uma sequência de fase, mas sabe quando você fica em cima muro, porque no alfabeto primeiro vem o R, depois o S, depois o T, e também tem as outras nomenclaturas ABC, UVW, então isso sempre me intrigou. Só que pesquisando a fundo sobre RST ser apenas uma abreviação para Rede do Sistema Trifásico, não achamos nada a respeito.

E assim a gente resume a nossa investigação!

Nós podemos concluir que apesar de não estar normatizado, podemos manter a orientação de A-B-C para tratarmos de rede em média tensão e R-S-T para sequência de fases em redes de baixa tensão. É uma coisa que vamos tentar padronizar mais daqui pra frente também tá equipe, a gente mistura muito até hoje.

E não se esqueça também de dar um pulo lá na nossa aula gratuita que falei no início do vídeo! É um passo importante para você começar a pensar diferente e alcançar os seus objetivos com a profissão de eletricista. É gratuito e feito com muito carinho!