05 PERGUNTAS para SE FAZER ao cliente, QUANDO a obra NÃO tem PROJETO 🤷‍♂️

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3wnGuRY
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3gmx4kl
——
Fala meus queridos!!

Vamos ser sinceros:
De cada 10 obras que você é chamado para fazer a instalação elétrica completa, quantas tem projeto arquitetônico? Duas, três, ou mais?
Ai para e pensa, se não tem planta baixa, logicamente também não tem projeto elétrico!
Pois é, isso ainda é uma dura realidade do nosso país, e a culpa é de nós mesmos profissionais da área elétrica!
Eu faço minha parte, afinal tenho uma empresa de instalações, então ofereço projeto elétrico, ofereço mão de obra e até o material, vendo a solução completa ao meu cliente!
E claro, isso possibilita escolher meus clientes também, só atendo o cliente que aceitar minhas condições de trabalho!

Mas aí que tá, na grande maioria dos casos não é assim, e sei bem porque pra chegar no nível profissional que estou hoje, tive sim que dar meus pulo e aceitar muitas situações que hoje não preciso aceitar mais!

Aí voltamos na questão da obra sem projeto, Quais perguntas devo fazer ao cliente, quando a obra dele não tem sequer projeto arquitetônico? Quais cuidados devo tomar na hora de planejar e executar este tipo de instalação?

É turma, esta situação é comum de acontecer.
E o que você faz? Inventa uma desculpa e sai correndo?

Fique calmo, antes de qualquer coisa, você precisará ter em mãos lápis, régua e papel para que você possa fazer um croqui desta obra. Pra quem não sabe croqui é tipo uma planta baixa da casa sem muitos detalhes, croqui são aqueles desenhos que a gente vê por cima da casa, mostrando as paredes, as portas, janelas e os cômodos, como se fosse um drone sobrevoando uma casa sem teto ou telhado.

Neste croqui é bom que você anote:

Tamanho dos cômodos (altura, largura e comprimento),
Posição de portas e janelas no cômodo.
Localização dos pilares e colunas (quando possível isso)

Feito esse desenho da casa, aí vem as 5 perguntas para se fazer ao cliente:

1 – Quais equipamentos elétricos ele vai possuir na casa?
É bom que você faça uma lista dividindo os aparelhos por cômodo. Tipo, na sala vai ter uma tv e um home theater, no quarto vai ter outra TV e um computador. E por aí você vai anotando todos esses equipamentos, para depois ter como somar a carga instalada.

2 – Terá chuveiro elétrico na casa? Se sim, quantos?
O chuveiro elétrico é um equipamento de alta potência, por isso é bom saber se o cliente irá instalar ou terá aquecimento solar, isso é fundamental na hora de dimensionar.

3 – Onde deseja colocar os pontos de TV?
Parece besteira, mas é bom já prever onde ficarão os pontos de TV para deixar as caixinhas com ponto de TV/ INTERNET, hoje com as smart TVs é altamente importante alinhar isso com o cliente e até já pensar num planejamento de uma rede de dados se ele achar necessário, afinal dependendo do tamanho da casa o sinal de wifi pode ser comprometido caso não tenha um planejamento. Eu gosto sempre de deixar um duto e uma caixinha ligada a um quadro de dados, ligado no padrão de entrada, dessa forma uma internet a fibra por exemplo chega na casa toda embutida.

4 – Quais equipamentos terá na cozinha e qual o local de cada um deles?
Turma a cozinha na minha opinião é o ponto principal. Hoje temos microondas com uma potência considerável, temos batedeiras potentes também, a tal da fritadeira elétrica, misteira, enfim, vários equipamentos que consomem mais energia. Então é altamente importante entender com o cliente onde vão ficar cada coisa, a disposição dos móveis, onde será a bancada da pia, e isso vale para todos os ambientes viu, porque se não daqui a pouco você coloca três pontos de tomada em uma parede, pensando que a pia vai ficar ali, e o cliente resolve colocar o armário lá, e na outra parede que você não colocou nenhuma tomada fica a bancada da pia, enfim já vi isso acontecer em obra sem projeto e mancada de todos envolvidos na obra é de mais!

5 – Qual o possível caminho dos eletrodutos embutidos na laje? (Caso haja)
E por último mas não menos importante. Tente entender junto ao cliente ou até mesmo com o pedreiro ou responsável pela obra, como foi feita a distribuição dos eletrodutos na laje, caso seja de laje e já tenha sido concretada. Na maioria dos casos é o pedreiro que faz essa distribuição, muitas vezes ele não desenhou como foi feito, e aí o bicho pega, é praticamente impossível cotar o material de uma obra assim, você tem 90% de chances de errar.