🤔 FAZER isso NA OBRA dá um NÓ na cabeça de MUITOS ELETRICISTAS 🔌

GRUPO VIP EP: https://ift.tt/2WJSVL2

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3ADvu4u
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3BRf21C
——
Fala meus queridos, bem vindos ao quarto episódio da quinta temporada da série direto da obra com a Engehall in solo nordestino!

No episódio anterior vocês puderam acompanhar Eu e o Brener fazendo a passagem de algum cabos e também o Brener já foi fazendo alguns fechamentos com conectores da wago dos cabos dos circuitos que já tínhamos passado o presente momento, e também mostrei algumas técnicas que usamos para organizar e agilizar a distribuição dos circuitos, vocês viram que isso adianta muito pra gente.

No episódio de hoje, eu e o Brener vamos iniciar a passagem dos cabos dos circuitos Tree-way, só que aí tem um detalhe que dá um nó na cabeça de muitos eletricistas.

Ao todo temos 5 comandos de interruptores paralelos + 1 comando de interruptor simples na mesma caixinha 4×4. Então, vamos passar 10 cabos apenas para os retornos paralelos, tirando o resto das conexões, e se não tiver organização, principalmente quando usamos cabos da mesma cor, que foi o nosso caso e é a maioria dos casos também, aí complica fazer isso.

Enfim, vamos deixar de falazada e vamos pegar novas dicas de obra beleza?

Ok meus queridos, até aqui tudo bem, passagem dos cabos provavelmente está entendido! Chegou a hora então de fechar os interruptores, mas… como nem tudo são flores, tivemos um problema que é até comum de se acontecer nas obras…
Mas antes de mostrar esse problema, quero só reforçar o convite pra quem tá nos assistindo e tem vontade de se tornar um eletricista profissional capacitado e certificado pela Engehall. Tá rolando um grupo VIP nosso de whatssap, se você tem interesse em se tornar nosso aluno, aguenta firme que daqui a pouco falo mais sobre o grupo.. voltemos pra obra pra ver o imprevisto que apareceu..

Bom, você deve estar se perguntando o porquê estamos furando na lateral da caixinha 4×4 né? Provavelmente você já se deparou com essa situação. Infelizmente chumbaram essa caixinha na posição deitada, com os suportes para receber os parafusos no sentido horizontal. Se a gente montar os interruptores assim, as teclas vão ficar todas deitadas também, com os parafusos nas laterais e não na parte de baixo e de cima. Então nesse caso temos três opções:

1 – Quebrar a parede, remover a caixinha, e chumbar do jeito certo usando gesso.
2 – Cortar as orelhinhas para receber os parafusos e usar os suporte salva caixinhas
3 – Cortar as orelhinhas, encaixar o suporte do jeito certo e ver se a furação externa do suporte coincide com a parede, e foi isso que aconteceu, marcamos os furos e usamos buchas para realizar a fixação, é mais rápido, evita sujeira, e a placa de acabamento tampa tudo, no fim das contas fica lindo! você vai ver, mas vamos acompanhar as dicas de fechamento com o Brener, olha só…

Bom, até aqui então todos conseguindo entender a montagem dos interruptores, né?
Lembrando que esse ponto aí com 5 interruptores paralelos e 1 interruptor simples que ele montou está no pavimento superior, agora vamos descer para o pavimento inferior e fazer o fechamento do outro ponto deste comando de 5 teclas paralelas, se tiver gostando das dicas vai compartilhando mais esse vídeo aqui com seus amigos via whatssap mesmo, nos ajude a divulgar nossas séries direto da obra, porque atualmente a Engehall é o canal de elétrica que mais mostra o dia a dia na obra pra vocês, então dá essa moral ai…

Beleza pura nas explicações, mas tivemos outro problema, o pedido de interruptores paralelos veio errado, duas teclas que compramos vieram interruptores intermediários com 4 parafusos, só que tem um jeito de usá-los como interruptores paralelos aproveitando 3 parafusos só, o brener ensinou como, olha só…

Show de bola em turma, parabéns Brenão, mandou bem nos fechamentos aí!
Agora responde pra mim, você já fechou pontos com quantos interruptores paralelos?
3, 4, 6? ou mais no mesmo ponto?
Tem situações aí que dá pra colocar até 12 pontos viu. porém fica bem bagunçado.
Tem que usar aqueles interruptores de meia tecla, ai o bicho pega, é cabo pra caramba.

Mas tá bom, o importante é aprender cada vez mais e concluir o serviço direito.
E falando em aprender cada vez mais, já vou te convidar pra LIVE de quinta agora dia 14!
Estaremos eu e Brener, as 19h aqui no canal, falando das facilidades e dificuldades que tivemos nesta temporada do direto da obra na casa do embaixador!