🚿 Instalou um “CHUVEIRO MAIS FORTE” mas ele ESQUENTOU MENOS!

Grupo VIP WhatsApp: https://ift.tt/x5l3qBh

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3ClSAMw

——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/VDFogBX
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/iIRpYt9
——
no vídeo de hoje vamos falar sobre um problema relacionado ao chuveiro elétrico.
Um cliente a pouco tempo atrás relatou pra gente que instalaram um chuveiro novo mais forte de 7700W na casa dele, porém o danado do chuveiro está esquentando muito menos do que o antigo de 5500W, como isso pode acontecer?

Então turma, para alguns pode até parecer uma situação boba, só que é muito comum de acontecer, principalmente em épocas mais frias do ano.

Você chama aquele zé faísca e explica que o chuveiro tá esquentando pouco e você quer tomar um banho mais quente. Aí o que o Zé Faísca faz? Compra um chuveiro ou apenas uma resistência de maior potência, porém com um pequeno detalhe, sem observar a tensão da rede.

Aí depois de instalado, o cliente percebeu que mesmo instalando um chuveiro mais forte, ele esquenta menos. Por que isso aconteceu?

Bom, quando somos chamados para resolver este tipo de situação, a primeira pergunta que temos que fazer é? Qual a tensão que é a rede do cliente? Pode ter certeza que na maioria dos casos, quando somos chamados porque o “chuveiro está esquentando pouco”, a tensão vai ser 127V fase-neutro, ou seja, monofásica 127V. Com isso já temos um limite de potência, dificilmente você irá achar um chuveiro acima de 5500 W em 127V, qualquer potência acima dessa vai ser em 220V.
Aí que mora o perigo…

Se o Zé Faísca instala um chuveiro de 6800W ou 7800W, essa potência total só estará disponível caso seja ligado em 220V, em 127V a gente perde 75% da potência total, aí vai esquentar bem menos do que o antigo mesmo.

“Mas como assim André? Sempre escutei que quanto menor tensão maior a corrente. Bom, sua afirmação está parcialmente correta se analisarmos apenas o valor da corrente.
Mas quando temos equipamentos resistivos, que é o caso do chuveiro, precisamos levar em consideração o valor da resistência deste equipamento, que é fixa, por isso a potência dele será menor quando exposto a uma tensão inferior à que foi fabricado para trabalho.

Para este teste vamos utilizar um chuveiro de 7700 em 220V. E para analisar o comportamento deste chuveiro vamos utiliza r um watimetro. Desta forma podemos verificar ao mesmo tempo a tensão da rede, a corrente que o chuveiro vai consumir consumida e a potencia que este chuveiro vai dissipar.
Vamos começar avaliando o funcionamento de nosso chuveiro em uma rede 220V.
Reparem em para uma tensão de 220V, nosso chuveiro consome uma corrente de 31 A fornecendo uma potencia de 6260 watts

Agora vamos ligar nosso chuveiro em uma rede de 127V. Reparem que com esta tensão, nosso chuveiro esta consumindo 18 A e fornecendo uma potencia de 2060 watts..

Está visto então meu querido, que quando temos um equipamento resistivo, como o chuveiro,
que possuem valor de resistência fixa, se variarmos a tensão, a corrente será proporcional. Sendo assim, menor tensão, menor corrente e consequentemente menor potência.

E se fosse o contrário, ligasse um resistor 127V em 220V, o que aconteceria?

Aproveita também e clica nessa setinha meio torta aqui em cima e compartilhe este vídeo em seus grupos de whatsapp. Desta forma podemos fazer desta série o pontapé inicial para aqueles profissionais que ainda tem dúvidas para encontrar uma solução e talvez ajudar até o zé faísca a se profissionalizar… Que tal ein?

E sobre a segunda edição da Semana Eletricista Profissional que falei no início da aula, será um evento fechado no qual eu mostro como você pode se tornar um eletricista mais seguro e confiante, capaz de fazer qualquer tipo de serviço na área elétrica.
Procure o link do grupo de whatsapp da Engehall que está na descrição e no comentário fixado, clica e entra lá que automaticamente você recebe todas as informações da semana eletricista profissional segunda edição ok?

Abaixo já tá aparecendo o quadradinho de inscrição da semana também, basta clicar nele, se cadastrar e aguardar mais informações. Ao lado tem mais vídeos da série Guerra ao Zé Faísca, inclusive tem a playlist completa também.