🔌 4 PASSOS SIMPLES para descobrir FASE, NEUTRO E TERRA na TOMADA

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3sHZRmv
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/33QdANe
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3rcAIjt
——
Fala meus queridos! Respondam pra mim:
Você já chegou na frente de uma simples tomadinha dessa aqui e ficou sem saber o que fazer para descobrir qual lado era a fase, qual ponto era o terra, e qual era neutro?

Sabia que apenas usando um multímetro é possível fazer essas medições sem correr nenhum risco de choque elétrico?

Bom, hoje vamos te ensinar os 4 passos simplificados para identificar os cabos de FASE, NEUTRO E TERRA em uma tomada ou em uma caixa de passagem UTILIZANDO apenas um multímetro ou um alicate amperímetro caso você tenha só ele!

Turma, primeiro vamos ver o que manda a norma:
Segundo a NBR-14136, que foi atualizada em 2012, olhando a tomada de frente, notamos o pino central que é do TERRA um pouco acima dos outros dois, o cabo de NEUTRO deve estar no pino da ESQUERDA e a FASE no pino à DIREITA, no caso de uma instalação monofásica. Em uma instalação bifásica, é só imaginar a outra fase no lugar do neutro

Mas pensando numa instalação monofásica, que é mais comum. Digamos que você chega no local e não sabe como essa tomada foi instalada. Talvez quem fez foi um zé faísca que não respeita sequer padrão de cor, tão pouco o posicionamento que acabei de ensinar. E agora como resolver?

1º PASSO: Para este teste vamos usar um alicate amperímetro, colocando ele na escala de tensão, caso você queira usar o multímetro com mais de uma escala, dê preferência a maior escala de medição de tensão.

2º PASSO: Conecte as pontas de prova nos dois bornes laterais da tomada e verifique qual a tensão naquele circuito, no nosso caso temos um circuito de tomadas 127V, pois deu um valor aproximado a isso.

Ok André, medir eu já sei, “Mas como que vou saber qual borne é FASE, qual é NEUTRO e qual é TERRA?”

3º PASSO: Retire uma das pontas de prova da tomada e encoste a um ponto aterrado, pode ser na parede mesmo, mas mantenha a outra ponta conectada na tomada. Note que o multímetro apresentou o valor aproximado de 17 volts. Agora vamos repetir o teste trocando de bornes na tomada, e desta vez o valor foi de aproximadamente 0.18 volts.
Diante desses números podemos afirmar que no borne que apresentou o maior valor está a FASE e no borne com valor menor está o NEUTRO.

Ao invés de usar a parede como ponto aterrado posso pegar uma das pontas de prova na mão sem correr risco? Bom eu já fiz muito isso, e inclusive tem vídeo meu ensinando a técnica. Pessoal o multímetro irá oferecer sim uma certa proteção ao operador, mas do ponto de vista da segurança 100% hoje eu volto atrás e prefiro aterrar a outra ponta na parede ou em alguma estrutura próxima ao invés de usar o próprio corpo né.

Outro detalhe, como em muitas concessionárias brasileiras, o neutro já vem aterrado do padrão, os valores no borne do NEUTRO e TERRA tendem a ser iguais. Então se o instalador conectou errado, você vai descobrir só testando o funcionamento do aterramento.

O 4º PASSO então é primeiro detectar a tensão na tomada, depois vá ao quadro de distribuição, localize o disjuntor do circuito que você está testando e desligue-o. Em seguida volte a tomada e confirme se realmente está desligada.
Pegue um pedaço de cabo faça um jumper da fase para o possível ponto de aterramento, mas lembra que deve estar desligado, se não dá fuga de corrente.
Depois volte ao quadro, coloque o multímetro na escala de continuidade e faça o teste de continuidade entre o borne de saída do disjuntor que está desligado e o barramento de terra do quadro. Se der o beep é porque o aterramento está conectado ali e funcionando corretamente, se não der o beep pode saber que tem algo errado no circuito. Não esqueça te tirar o jumper da tomada antes de reenergizar o circuito ok?

Se não der continuidade, será necessário abrir a tomada para conferir as conexões e na pior das hipóteses ter acesso aos cabos, pois poderá estar rompido dentro da tubulação, aí tem que trocar.

Turma, cabe lembrar que os testes que ensinamos servem para tanto para tomadas simples, quanto duplas ou triplas, desde que elas se enquadrem na norma NBR-14136.
Outra coisa e dúvida de muitos aí é se o DR não irá atuar ao jumpear a fase com o terra. Nesse caso se o disjuntor estiver desligado não irá atuar tá pessoal, se ele estiver ligado, aí o DR vai acusar a fuga sim, se não tiver DR aí você irá gerar uma fuga, que não é muito legal ok.

Grande abraço meus queridos e até o próximo DICAS FLASH,
Tchau brigado!