💡 Assim que ligava o chuveiro a energia caía mas o disjuntor permanecia ligado (Parte 02)

👉 LINK de INSCRIÇÃO: https://ift.tt/6HTM4Ad

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/oVLFMja
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/43KSRrc
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Assim que ligava o chuveiro a energia caía mas o disjuntor permanecia ligado (Parte 02)

Quem acompanhou o episódio anterior deve ter ficado maluco, contando os segundos para este momento… Doido pra saber a solução final

Depois de tudo o que o Charles passou, confesso que me deu um sentimento de dó rs. E depois de tudo, ainda, apesar de descobrir o BO, até o momento que mostramos ele não tinha resolvido o BO rs.

Só que hoje, é a continuação, hoje vamos ver como Charles lidou com isso assistindo a parte 02 do mistério: Assim que ligava o chuveiro a energia caía mas o disjuntor permanecia ligado, e sinceramente o problema era mais simples do que aparentava ser…

Antes de iniciar a aula, recado pra vocês aqui: fiquem ligados porque vem aí a 4ª edição da semana Eletricista Profissional que acontece já no próximo mês. Será um evento ao vivo, gratuito, porém fechado aqui no canal, então você precisa se inscrever através do link que está na descrição. Durante essa semana vou te ensinar a projetar uma instalação elétrica do zero e de quebra vou ensinar a executar toda a obra tudo isso passo a passo, se inscreva neste evento e se torne um eletricista profissional muito mais seguro e confiante!

De volta a parte 2 desse BO, recapitulando muito rapidamente a parte 1, o Charles descobriu uma conexão mal feita que gerava um ponto de calor e fazia a energia cair. O problema é que esse não era o problema ou melhor, não era o único problema, até então.

Como ele já havia verificado as emendas dentro da casa e estavam todas ok, volta ele para a caixa de inspeção do QM a procura de outro problema.
Desta vez ele foi conferir a tensão nos cabos de fase com o auxílio do alicate amperímetro dele.

Aí vem a seguinte pergunta: onde está o problema?
Conexão dos cabos no disjuntor (entrada ou saída)?
Conexão dos cabos no medidor?
Problema dentro do disjuntor?

Lembrando que o padrão tem LACRE externo e interno, dessa forma não podemos violar esses lacres, pois gera multa para o cliente, entendido?

Mas uma coisa é certa, o BO é no padrão de entrada, olha só como ele pegou o problema..

Bom gente, nesse caso não teve outro jeito, o Charlão repassou para o cliente quais poderiam ser os problemas e orientou ao cliente que fizesse uma abertura de chamado junto a concessionária.
Só que aí vem a dica de macaco velho, como o problema poderia ser no disjuntor de entrada, ele já pediu ao cliente que comprasse outro, igual ao que estava no padrão, um disjuntor NEMA de 60A e aguardasse a concessionária vistoriar.

A concessionária foi no dia seguinte e descobriu que realmente o problema era no disjuntor. Apesar de chegar às duas fases na entrada do disjuntor, que estava lá há quase 30 anos, na saída dele só tinha uma fase passando. Trocado o disjuntor pela concessionária, foi o fim deste B.O.

Inclusive, o Charlão já está de olho no próximo serviço: – já fez o levantamento para trocar essa rede mestra e instalar um QDC lá na casa para o cliente, e o danado acabou saindo no lucro, fez um serviço e já agendou o outro! (E PENSAR QUE ELE QUASE DESISTIU DESTE SERVIÇO, HEIN?)

E com tudo isso fica uma lição pra gente, isso serve até pra quem tem mais experiência, afinal qualquer eletricista pode se enrolar numa busca por defeito em casas com rede mestra, mas é o seguinte:

EM INSTALAÇÕES MAIS ANTIGAS, FAÇA AS MEDIÇÕES PRIMEIRO NO PADRÃO DE ENTRADA, SE HOUVER ALGUM PROBLEMA DE ALIMENTAÇÃO VOCÊ JÁ PEGA DE CARA.

Se o problema for na instalação interna, aí você continua na trilha da energia buscando onde pode ser, combinado?

Agora responde para mim, você já pegou um BO assim?
Responda: sim, André, já ocorreu comigo, ou, não, André, vi mais esse BO aqui Engehall…

Você acertou no palpite do que podia ser no vídeo anterior?
Já imaginava que o problema era logo no disjuntor geral do padrão?

Vale lembrar que o comentário mais curtido no vídeo anterior até o momento da saída deste vídeo aqui eu vou entrar em contato para mandar um presente, que será um boné oficial do ELETRICISTA PROFISSIONAL da Engehall em, não sei quem foi ainda, porque estou gravando o vídeo antes, mas eu vou entrar em contato para enviar o boné meu querido…