✌ Posso usar 02 DISJUNTORES MONOPOLARES no lugar de UM BIPOLAR???

👉 LINK de INSCRIÇÃO: https://ift.tt/sEX8TM2

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/JSrI76R
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/gy7X3Dm
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Posso usar 02 DISJUNTORES MONOPOLARES no lugar de UM BIPOLAR???

Sejam todos muito bem vindos a mais um episódio da série: Pica o PÉ no PICA FIO! Uma sequência de vídeos com soluções de uns BOs elétricos bem legais que irão tirar muitas dúvidas, tanto suas quanto nossas, pois também aprendemos bastante enquanto resolvemos os problemas. Para quem não viu os episódios passados, no final deste vídeo terá a playlist na tela final

Anteriormente solucionamos o mistério sobre se era possível um raio desarmar um IDR, fizemos até um teste prático para tentar simular o mais perto possível de um surto e o resultado foi bem bacana. Se perdeu este vídeo, fique tranquilo que a playlist completa desta nova série aqui da Engehall estará disponível no final deste vídeo.

Já no vídeo de hoje, vamos conferir outro clássico do pica fio. Usar dois disjuntores monofásicos no lugar de um disjuntor bifásico, pode ou não? A gente lógico preparou algumas explicações teóricas, mas também o teste prático não poderia ficar de fora. Inclusive inventamos um recurso que surpreendeu a gente no teste!

E aí meu querido, o que você acha disso? Pode ou não pode fazer isso?
Deixe a sua opinião aqui embaixo nos comentários, aproveite para curtir mais esse episódio, se inscrever aqui no canal, e ativar o sininho das notificações…. bora pro vídeo!

Turma, muito provavelmente vocês já devem ter se deparado alguma vez com um QDC onde usaram 2 disjuntores monopolares para seccionamento de 2 fases, certo?

Parece coisa de PICA FIO, não é? RSRS Na verdade isso aí é coisa da quinta geração do saudoso José Fagulha Centelha, pros mais íntimos Zé Faísca.

Brincadeiras a parte eu te pergunto: será que é ou não permitido usar 2 disjuntores mono para seccionar um circuito bifásico?

O jeito é recorrer a nossa boa e velha amiga, a bíblia do eletricista, NBR 5410 e verificar se tem algum item que aborda este assunto, na verdade tem mais de um, olha só:

O item 6.3.7.2.1 da norma cita que “O dispositivo de seccionamento deve seccionar efetivamente todos os condutores vivos de alimentação do circuito respectivo”.

Ou seja, os condutores energizados de um circuito precisam obrigatoriamente ser seccionados em algum ponto da instalação.

Mas a dúvida ainda persiste, posso ou não usar 2 disjuntores monopolares para seccionar um circuito bifásico ou, porque não também usar 3 disjuntores mono para seccionar um circuito trifásico?
Bom, aí tem mais coisa pra analisar:
No item 6.3.2.1, cita que “Os contatos móveis de todos os polos de dispositivos multipolares devem estar acoplados mecanicamente, de forma que eles se abram ou se fechem praticamente juntos”

Opa, aqui tem um pequeno detalhe! As alavancas dos disjuntores precisam estar acopladas mecanicamente, ou seja, não tem nada falando que deve ser um seccionamento elétrico, mas sim mecânico..

“Uai, André, então se eu tiver 2 disjuntores monofásicos com as alavancas acopladas juntas então é permitido?”

Bom, meu querido, você deve tá bem confuso, até o momento creio que estou plantando a sementinha da discórdia e da dúvida na sua cabeça

Realmente se você ler só o item que falei, vai achar que essa gambiarra do acoplamento das alavancas é permitido, só que não é bem assim não. Para acabar de vez com esta dúvida, vamos consultar uma nota que está no item 9.5.4 da NBR 5410. Esta nota cita o seguinte:

“NOTA: Isso significa que o dispositivo de proteção deve ser multipolar, quando o circuito for constituído de mais de uma fase. Dispositivos unipolares montados lado a lado, apenas com suas alavancas de manobra acopladas, não são considerados dispositivos multipolares”.

Pronto!!!! Como sempre a norma tem uma nota para acabar com nossa alegria.
Está visto que, por norma, não é permitido usar disjuntores monopolares lado a lado, mesmo com as alavancas acopladas, e eu achando que ia economizar comprando tudo disjuntor mono ao invés de bi e tri.