✅ Teste INFALÍVEL para SABER qual é o CABO NEUTRO de cada CIRCUITO

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/CRIn7e8
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/pNsgXC3
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Teste INFALÍVEL para SABER qual é o CABO NEUTRO de cada CIRCUITO

Recentemente o Charlão pegou um serviço que tinha um BO interessante que acabou gerando mais uma conversa…
O Charlão estava contando que na instalação do cliente não havia identificação de neutro, eram 3 circuitos de tomadas com cabo 2,5mm² num mesmo duto, tinha um cabo verde de terra, três cabos de fase, sendo 1 preto e 2 vermelhos, e mais 3 cabos azuis de neutro, e isso claro, atrasou o trabalho dele, mas existe um teste infalível para resolver esse BO e é o que veremos na aula de hoje!

Como identificar qual é o neutro de cada circuito num mesmo duto?

Só que tem um porém, dessa vez a técnica é tão boa que serei obrigado a te cobrar!
Sim é isso mesmo, já vou cobrar o seu like, sua inscrição aqui no canal, e o melhor, ativando o sininho você garante uma dica extra no final desta aula. Então, bora pro vídeo!

Turma, esse problema de fio sem identificação é algo bastante comum, praticamente quase todo eletricista já passou por isso. Mas com a dica que daremos aqui hoje, ficará bem fácil contornar esse problema quando você topar com essa presepada de um pica fio que não deixou nada identificado lá no QDC.

Mas antes, vou antecipar uma dica massa porque não quero fazer muito suspense:

No link da descrição e no comentário fixado, eu deixei um atalho para a melhor formação de eletricista que você vai ver! Eu garanto! É um curso feito pra te colocar para trabalhar, pensado nas necessidades de quem nunca teve contato com a área e funciona para aprimorar as técnicas de quem já trabalha ou já fez algum curso, mas se sente inseguro, ou não sabe mesmo executar uma tarefa ou outra… Então, dá um pulo lá, veja todas as informações e venha fazer parte de uma comunidade de elite que está atuante e está esperando você. Não dá esse mole, meu querido!

Entrando agora no assunto do BO, vamos ver como resolver o problema da identificação de qual é o neutro de cada circuito num mesmo duto, sendo que todos têm a mesma cor, azul, e mesma seção nominal, 2,5mm²

Digamos que você passou dentro de um eletroduto, 3 circuitos, ou seja, 3 FASES + 3 NEUTROS + 1 TERRA, lembrando que nesse caso de termos vários circuitos podemos compartilhar um único cabo de aterramento respeitando a mesma seção do maior condutor de FASE que esteja sendo compartilhado esse cabo de aterramento.

No nosso B.O., sabemos que em muitos casos conseguimos usar cabos de FASE de cores diferentes, seja VERMELHO, PRETO, BRANCO, CINZA, AMARELO, mas o cabo de neutro preferencialmente será na cor AZUL (conforme recomenda a NBR-5410).

Só que aí vem um problema, a maneira como esses cabos serão distribuídos, veja só na maquete que montamos aqui:

Circuito 1 – Fase preta – (Tomada Banheiro Social)
Circuito 2 – Fase vermelha – (Tomada Suíte)
Circuito 3 – Fase vermelha – (Tomada Quarto)

Saindo com esses cabos do QDC, eles passam pelo mesmo eletroduto sentido uma caixinha de teto. Chegando lá, eles se dividem em três dutos indo um circuito para cada lado, isso é muito comum de acontecer quando não tem projeto de distribuição da tubulação.

Agora vamos supor que um eletricista abriu essa caixinha e precisa derivar novos cabos do circuito que está indo para o quarto, como descobrir qual circuito é, sendo que temos 2 cabos vermelhos, um preto, mais três azuis, e todos 2,5mm² ainda por cima?

Bom meu querido, tem várias formas de testar, mas na minha opinião a mais rápida é seguindo os 5 passos que listamos abaixo:

PASSO 1: Desligue todos os circuitos no QDC, com exceção do disjuntor geral e do disjuntor do circuito do quarto que você quer fazer a derivação, deixe apenas esse disjuntor da tomada do quarto ligado.
PASSO 2: Ligue um equipamento qualquer na tomada do quarto que ainda está energizado, isso irá fazer ter uma circulação de corrente naquele circuito do quarto.
PASSO 3: Volte a caixinha do teto e com o auxílio de um detector de tensão, verifique qual dos cabos de fase está energizado.
PASSO 4: Pegue um alicate amperímetro e meça a corrente neste cabo de fase.
PASSO 5: Em seguida, meça a corrente em todos os cabos de neutro, o único cabo que der a mesma corrente das fases é o neutro daquele circuito que está em funcionamento. Os outros cabos de neutro são dos outros circuitos.

Vale lembrar que esse passo a passo serve para identificar o neutro de qualquer circuito, a melhor forma na minha opinião é através da detecção da circulação de corrente ok?

Tá, mas e se não tiver energia na instalação, existe outra forma?

Tem sim, através do teste de continuidade.