⚠ 05 ITENS OBRIGATÓRIOS de se CONFERIR antes de FECHAR um QUADRO elétrico

👉 LINK de INSCRIÇÃO: https://ift.tt/joZ3sPg
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/YrLofeh
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

05 ITENS OBRIGATÓRIOS de se CONFERIR antes de FECHAR um QUADRO elétrico

Seja sincero comigo:
Você tem o hábito de trabalhar com uma lista de tarefas, o famoso check list?
Pois é, eu também não tinha muito esse hábito… resultado, “Quase pus fogo numa casa”

Portanto, meu querido, hoje eu quero compartilhar com você 05 itens essenciais e obrigatórios para se conferir antes de fechar um QDC.

E essa prática precisa se tornar um hábito para todos nós, tá?
Por isso eu preciso da sua ajuda! Já compartilha este vídeo com toda galera que você conhece, afinal não é só eletricista que precisa de check list, vamos adotar boas práticas de trabalho porque vale muito a pena.

Hoje trouxemos 05 itens (essenciais/obrigatórios) para se conferir antes de fechar um QDC, porque às vezes a gente negligencia um ou outro destes itens e isso pode colocar toda uma obra em risco:

Imagina você se esquecer de algo que pode causar um incêndio na parte elétrica, por exemplo, a parada é séria, o buraco é mais embaixo… Portanto, já pega uma folha e uma caneta e já vai anotando os itens para você montar o seu check list, combinado? Então, vamos lá:

O primeiro item do nosso check list é conferir o aperto de todos os parafusos. Verifique o aperto nos terminais dos disjuntores, DR, DPS e barramentos de neutro e terra para que nada esteja frouxo. Entenda que quando temos uma conexão frouxa, ocorre um superaquecimento naquele ponto, podendo ocasionar até incêndios. Perca 5 minutinhos para fazer este trabalho e garanta a segurança de seu cliente.

E aqui tem uma dica extra. Sabe aquela pressa que muitos eletricistas têm para acabar logo o serviço? Então, pode acontecer de na hora de colocar o barramento pente no disjuntor, o borne do disjuntor não está muito aberto e pode acontecer um mal contato ali. Faça com calma, meu amigo!

Nosso segundo item do checklist é fazer o teste mecânico no DR.
E o que é este teste mecânico? É simplesmente apertar o botão de teste que o próprio DR possui para verificar se ele irá desarmar.
Tem um outro teste que você pode fazer no DR para verificar o seu funcionamento. Este é um método “raiz”. Para isso você precisará apenas de um receptáculo com lâmpada e de dois fios. Com o quadro energizado, coloque uma ponta na fase de entrada do DR e a outra ponta no neutro de saída do DR. Ele deverá desarmar. Se não desarmar, ele está com defeito. Só não faça este teste à noite, hein! Porque se o DR estiver instalado como geral, e o circuito de iluminação tiver ligado nele, você vai ficar no escuro.

Já o terceiro item do nosso check list é fazer os testes nos circuitos terminais.
Teste tudo! Toda a iluminação, todas as tomadas, motores, enfim, tudo que seja eletricamente alimentado pelo QDC. Esse item deveria ser automático, não dá para entender o cara que faz uma instalação e não confere se tudo está funcionando…

O quarto item trata sobre uma situação que poucos profissionais fazem, que é identificar o qdc. Parece brincadeira, mas muitos montadores não fazem isso. Inserir as identificações de todos os dispositivos que tem no quadro, como qual é o disjuntor de iluminação, qual é o do chuveiro, qual é o DR, o DPS, enfim, identificação visual para facilitar ao usuário em um desligamento de um circuito através do disjuntor, isso é uma coisa que não pode ser esquecida de forma alguma.

E por último, o mais importante de nosso check list. Fixar o diagrama unifilar da instalação e o aviso de advertência. Os quadros precisam ser entregues com esta etiqueta, antes da instalação ser entregue ao proprietário.
Como boa prática, costumo assinar e datar quando faço o fechamento do quadro, inclusive coloco o numero do meu telefone. Assim, caso o proprietário ou um inquilino precise de um eletricista, ele saberá para quem ligar.

Inclusive vamos disponibilizar estas etiquetas de identificação personalizadas apenas para você. Basta clicar no link que está na descrição e no comentário fixado do vídeo.

Agora um item bônus que merece a sua atenção!

Tem mais um link na descrição que está meu convite especial para você vir participar do nosso próximo evento gratuito ao vivo que acontece já agora no início do mês…

Dessa vez estaremos eu e o embaixador de comandos da Engehall, o mestre Elifabio Miranda, falando mais sobre a montagem de painéis de comandos elétricos, vai ser uma oportunidade imperdível de se tornar o novo eletricista, o profissional eletricista mais requerido atualmente! Então, não fique de fora.